Página inicial > Últimas Notícias > Ufra realiza reunião para debater sobre o Programa Forma Pará

Ufra realiza reunião para debater sobre o Programa Forma Pará

• Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 12h21
  • Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 15h59

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), realizou na manhã da última quarta-feira (04), uma reunião para debater sobre a inserção da Universidade no programa Forma Pará, que disponibiliza vagas em cursos superiores nas principais regiões do Pará, em parceria com universidades e prefeituras. A reunião ocorreu na Sala dos Conselhos Superiores e foi transmitida por videoconferência para os demais campi da instituição.

1

Estiveram presentes na reunião o Reitor Marcel Botelho, a Vice-Reitora Janae Gonçalves, pró-reitores e coordenadores de cursos de graduação, que trataram, juntamente com o Sr. Carlos Maneschy, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), sobre como se dará a participação da Ufra no Programa.

Na ocasião, Carlos Maneschy discorreu sobre a importância da participação da Ufra no Programa, que visa dar mais oportunidade de formação superior para a população de municípios e localidades onde não há campi universitário ou onde o curso ofertado ainda não exista. “Essas dificuldades se caracterizam e se especificam de várias formas, e tem como uma das mais preocupantes a desigualdade educacional. Nós todos sabemos que esse Estado ainda tem um número muito pequeno de jovens entre 18 e 24 anos que estão na universidade, e essa desigualdade coloca barreiras imensas para que a gente possa realmente dar um salto de qualidade que esse Estado precisa e deve ter. É exatamente trabalhando na linha dessa desigualdade que nós concebemos esse programa”, comenta.

4

A Vice-Reitora, Janae Gonçalves, comentou sobre a atuação da Ufra no programa. “Esse é um momento de desafios que temos na educação, e nós recebemos essa proposta extremamente positiva para trabalharmos com a formação de melhorias das condições do Estado, através dos cursos de graduação, especificamente bacharelado. E nós, da Ufra, não poderíamos ficar de fora quando se fala em melhorar as condições de oportunidades. Queremos estar juntos nessa missão e acreditar que o caminho é esse, que por meio da formação vamos mudar a história da educação no Pará”, disse.

3

O Forma Pará é um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), com apoio do governo do Estado, em parceria com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e instituições de ensino superior, como Ufra, Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Texto e fotos: Brendo Pereira