Página inicial > Últimas Notícias > Trabalho desenvolvido por alunos da Ufra é premiado em Seminário Internacional

Trabalho desenvolvido por alunos da Ufra é premiado em Seminário Internacional

• Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 11h20
  • Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 14h08

O trabalho desenvolvido por três discentes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), intitulado “Avaliação de diferentes métodos de indução do desverdecimento de banana Mysore”, conquistou o 3º lugar na modalidade de apresentação oral durante o XII Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária & III Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (XII SICOOPES & III FECITIS). O evento foi realizado entre os dias 27 e 30 de agosto de 2019, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA - campus Castanhal).

Os acadêmicos Sinara de Nazaré Santana Brito, Harleson Sidney Almeida Monteiro e Viviandra Manuelle Monteiro de Castro, do curso de Agronomia, campus Belém, foram agraciados através da apresentação do trabalho no Eixo de Engenharia de Alimentos, Tecnologia Agroalimentares e Sistemas Agroindustriais. Os estudantes, orientados pela professora da Ufra Antonia Benedita da Silva Bronze, coordenadora do Grupo de Pesquisa Ciência e Tecnologia em Sistema de Produção de Frutíferas na Amazônia, apresentaram cinco artigos científicos na área de fruticultura, desenvolvidos a partir de pesquisas realizadas na instituição.

O trabalho premiado tem como objetivo buscar a uniformidade e padronização do amadurecimento do fruto. Para Sinara, que apresentou o trabalho durante o evento, a pesquisa permite que sejam consolidados técnicas e métodos para melhorar a comercialização e qualidade dos frutos. “É um trabalho que demonstra grande importância no que tange a fruticultura na Amazônia, vindo a fortalecer um mercado de grandes culturas e valorização, como o da banana”, complementa.

Para Harleson Sidney, a participação no evento afirma o comprometimento de professores da Ufra em desenvolver pesquisas importantes para o Estado do Pará. “Participarmos desse evento nos permitiu grandes experiências, trocas de informações, conhecimentos, atualização e, acima de tudo, poder mostrar a qualidade e o comprometimento que o ensino fornecido no curso de Agronomia da Ufra tem com o ensino e a pesquisa”, afirma.

O evento, realizado no âmbito da cooperação internacional entre Brasil, Espanha e França, foi organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA - campus Castanhal), Universidade de Alicante e Universidade de Le Mans. Ao todo, contou com 2.802 participantes e 520 artigos científicos submetidos.