Página inicial > Últimas Notícias > Ufra inicia sua participação no INTERCOM 2019

Ufra inicia sua participação no INTERCOM 2019

• Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 17h36
  • Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 14h08

palestra intercom

A Universidade Federal Rural Da Amazônia (Ufra) inciou na manhã desta segunda-feira (02), sua participação no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2019, com o minicurso “Avaliação e indicadores como indutores da qualidade nas instituições de ensino superior (IES)”. A programação ocorreu de forma presencial no campus Belém, na Divisão de Capacitação e Desenvolvimento - DCAD/PROGEP e foi transmitida via vídeo conferência para os campi fora da sede.

DSC 5263

O minicurso foi ministrado pelo Prof. Henrique Cordeiro Martins, da Universidade FUMEC, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições públicas e privadas de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas, que, de acordo com o palestrante, é de extrema importância. “É importante que a gente faça esse panorama setorial para entender o que é a qualidade do ensino superior e como temos que tratar essa questão de qualidade. Entender que esse conceito de qualidade é próprio e único, então temos que fazer com que o MEC entenda o que é esse conceito no ensino superior”, comenta Henrique Cordeiro.

prof Marcel

O reitor da Ufra, prof. Marcel do Nascimento Botelho, comentou sobre a participação da Universidade no evento. “Um dos pilares que nós temos trabalhado para a universidade é o investimento nas pessoas, na capacitação, e elas irão fazer a diferença. A gente tem crescido muito na gestão de riscos e na compreensão do sistema educacional brasileiro e de como deixar a Universidade preparada para ser competitiva, nacional e internacionalmente falando, assim como atender a sua função social”. O reitor abordou, também, sobre a relação da Universidade com a sociedade. “Entender o que a universidade precisa fazer para o desenvolvimento da sociedade, que está diretamente sendo impactada por ela, e investir na capacitação dos gerentes é o que vai garantir o desenvolvimento com sustentabilidade, qualidade e competitividade dessa instituição”, disse.

Por Brendo Pereira