Página inicial > Últimas Notícias > Ufra Belém sedia o I Congresso Paraense de Alimentos, Nutrição e Meio Ambiente

Ufra Belém sedia o I Congresso Paraense de Alimentos, Nutrição e Meio Ambiente

• Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 16h59
  • Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 17h00

conpana fotos 2

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) recebeu, de 21 a 23 de agosto de 2019, o l Congresso Paraense de Alimentos, Nutrição e Meio Ambiente (l Conpana). Com o tema “Do campo à mesa”, o evento debateu sobre a garantia da segurança alimentar e nutricional e o combate ao uso de agrotóxicos, entre outros temas.

A presidente do Conpana e servidora aposentada da Ufra, Socorro Paredes, destacou a relevância do evento para os profissionais das ciências agrária e a importância da discussão do tema dentro das universidades. “É importante incentivar os gestores na introdução de uma alimentação mais saudável dentro da alimentação escolar, restaurantes universitários, hospitais e restaurantes comerciais, para que a gente diminua mais esse alto índice de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão, oriundas da alimentação processada. Nosso objetivo é incentivar que as pessoas tenham um maior consumo de alimentos orgânicos, para que nós possamos promover mais saúde para a população”, declarou.

O congresso teve como uma de suas palestrantes a nutricionista Darlene Ramos, conselheira e diretora-tesoureira do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). A conselheira do CFN reforçou a importância da articulação social em contraposição ao aumento do capital globalizado, considerando a agroecologia como um movimento em defesa do território, dos bens comuns e dos direitos de povos e comunidades tradicionais. “Nesse contexto, assegurar os direitos das mulheres, incentivando a sua participação, é cada vez mais importante. Não é apenas uma questão técnica, mas é, antes de tudo, uma proposta de sociedade”.

Outros temas também foram debatidos, tais como a defesa da agroecologia e de políticas públicas em alimentação e nutrição, bem como preocupações relacionas ao avanço do agronegócio e os cuidados com as populações do campo.

conpana fotos 1

Texto: Bruna Ribeiro