Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da Ufra conquistam o 3º lugar na 1ª Olimpíada Brasileira de Zootecnia

Alunos da Ufra conquistam o 3º lugar na 1ª Olimpíada Brasileira de Zootecnia

• Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 09h56
  • Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 10h46

Equipe Pai Dégua

Um grupo de cinco estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), do campus Belém, participou da 1ª Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ) e conquistou o 3º lugar na categoria Equipe. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e a fase final foi realizada em Uberaba (MG), durante o 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), ocorrido de 13 a 16 de agosto. Uma das alunas ganhou, ainda, o 2° lugar geral na categoria Individual.

Ao todo, participaram da competição 59 equipes e 280 acadêmicos. A olimpíada foi realizada em três etapas - local, regional e nacional -, com provas individuais e em equipes. As provas da primeira etapa ocorreram no mês de junho. Já a etapa nacional ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto, durante o congresso. A equipe Pai D´Égua, da Ufra, foi composta pelos alunos Andrey Sousa Miranda, Eleanatan Syanne da Cruz Ribeiro, Gustavo Souza Carneiro, Juliana Schuch Pitirini e Weend Batista Grande.

Na última etapa da competição, foi lançado o desafio para as equipes apresentarem soluções inovadoras da Zootecnia para os próximos 5 anos. A equipe da Ufra apresentou o projeto "Selo de certificação da pegada hídrica sustentável nos sistemas de produção animal". Na proposta, que tem o objetivo de reduzir o consumo de água, o produtor certificado teria maior visibilidade do seu produto, tanto no mercado interno quanto no externo.

No projeto apresentado, a equipe estabeleceu uma metodologia baseada nos trabalhos de Arjen Y. Hoekstra, com metas de redução de água que chegam a até 30%, através da aplicação de técnicas de manejo de produção, com a supervisão de um zootecnista. Os alunos acreditam que a redução do consumo de água teria um impacto gigantesco na economia do sistema, na sociedade e para o meio ambiente.

A aluna Juliana Schuch, que levou o 2° lugar no individual, ressalta que não há como fechar os olhos para as questões ambientais na produção de alimentos. “Estamos inseridos em uma profissão bastante voltada para a produção de alimentos, que, por sua vez, demandam grande quantidade de água para ser produzidos. No entanto, não há como fechar os olhos para questões ambientais. É nosso dever produzir de forma mais sustentável; é nossa obrigação cuidar dos recursos naturais”, complementa.

Juliana conta como foi participar da olimpíada. “Foi gratificante poder mostrar para o Brasil a qualidade de ensino do curso Zootecnia-Ufra e ter a convicção de que estamos sendo muito bem formados por nossos professores. Nosso curso e nossa universidade não ficam atrás de nenhuma outra. Acho que essa é a maior mensagem dessa olimpíada. Para nós, foi como ter ganhado o 1° lugar”, comemora.

Texto: Isadora Simas

Revisão: Jussara Kishi