Página inicial > Últimas Notícias > Ufra inaugura Datacenter Modular, que garante segurança de dados da universidade

• Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 17h23
  • Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 09h38

Ocorreu na manhã desta segunda-feira, 19, no campus Belém, a inauguração oficial do novo Datacenter Modular em Contêiner da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Trata-se de uma solução que garante maior eficiência em segurança da informação para todos os campi da instituição. Os recursos para o datacenter foram oriundos de emenda de bancada parlamentar e o projeto foi coordenado pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC). A Ufra é a primeira instituição de ensino do Pará a adquirir tal estrutura.

A cerimônia de inauguração teve a presença do reitor, professor Marcel Botelho, da vice-reitoria, professora Janae Gonçalves, do senador Zequinha Marinho, do deputado federal Edmilson Rodrigues, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), Carlos Xavier, e do vereador de Belém Rildo Pessoa, além de pró-reitores, diretores e outros gestores e servidores da Ufra.

De acordo com o reitor, a aquisição desta nova estrutura coloca, definitivamente, a Ufra no mapa da segurança digital. “É um equipamento totalmente blindado, refrigerado, com segurança anti-fogo e redundância de bateria que permite a sua operação mesmo que falta luz elétrica, durante 48 horas. Ele já está em funcionamento e foi programado para não ser desligado pelos próximos 20 anos, pelo menos. Esse Datacenter nos traz melhor qualidade da internet, com velocidade de acesso e segurança dos dados, e é uma solução que atende não somente Belém, mas todos os nossos seis campi”. Além disso, destacou, é possível oferecer o serviço a outras instituições públicas, por meio de convênios e parcerias.

Ele também agradeceu aos parlamentares presentes e afirmou que a bancada como um todo se conscientizou da necessidade de apoiar as universidades e institutos federais. O deputado federal Edmilson Rodrigues, que é professor da Ufra, também disponibilizou emenda parlamentar individual para o projeto. Tanto ele quanto o senador Zequinha Marinho parabenizaram a iniciativa da instituição. “Não há como pensar em desenvolvimento deixando de fora as universidades”, afirmou o senador.

O superintendente da STIC, Ailson Vasconcelos, que elaborou o projeto do Datacenter, explica que a principal vantagem para a Ufra será a segurança física e lógica da informação, incluindo dados dos sistemas acadêmico, administrativo e de recursos humanos e a conectividade para os campi. “A segurança física são os computadores centrais que estão lá dentro e que estão imunes às intempéries da natureza, descargas elétricas, incêndio e altas temperaturas. Já a segurança lógica se refere à informação que está contida nesses computadores, pois se o físico se degrada, a informação também é perdida. Estamos falando de uma infraestrutura física de alta disponibilidade”. Outra vantagem é o fato de ser modular, ou seja, compartimentado, o que permite levar o equipamento para qualquer local, bastando desconectar as fibras ópticas e a parte elétrica.

Texto: Jussara Kishi
Fotos: Mário Guerrero