Página inicial > Últimas Notícias > Ufra recebe visita de estudantes e professores japoneses da Universidade Tokyo Nodai

• Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 12h39
  • Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 12h39

nodai 2019 2

Um grupo de seis alunos de graduação da Universidade de Agricultura de Tóquio – Tokyo Nodai – está fazendo um intercâmbio de curta duração na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). A equipe foi recebida neste domingo (18), no campus Belém, pelo reitor, professor Marcel Botelho, e pela equipe da Assessoria Internacional e Interinstitucional (ACII), com coordenação do professor Reginaldo Festucci Buselli. Os estudantes estão sendo acompanhados pelos professores Nobuyuki Tanaka e Kojiro Suzuki.

Durante a recepção, estiveram presentes o Cônsul Hiroaki Aizawa; empresários e agrônomos egressos da Universidade Tokyo Nodai; e alunos da Ufra que são bolsistas ou ex-bolsistas em Nodai, através do convênio existente entre as duas instituições. O grupo de intercambistas participou de uma programação em Belém, que incluiu visita guiada às instalações do campus, informações sobre a Ufra, palestra sobre a imigração japonesa na Amazônia e um almoço.

O reitor deu as boas-vindas aos visitantes e destacou o papel da Ufra, que tem suas raízes nas ciências agrárias, assim como a universidade japonesa, mas que hoje une as diversas ciências em prol de um desenvolvimento sustentável da Amazônia. “Precisamos usar o conhecimento e as novas tecnologias porque o mundo necessita da produção agrícola, mas também precisa da proteção ambiental”, afirmou.

Para o professor Kojiro Suzuki, trata-se de uma importante vivência para os alunos em um país estrangeiro, com uma cultura diferente. Em termos acadêmicos, ele acha que a experiência também irá agregar muitos conhecimentos na área da agricultura, especialmente quanto aos sistemas agroflorestais. Ryo Ogawa, estudante do curso de Desenvolvimento Agrícola Internacional, conta que sempre quis conhecer o Brasil e pretende desenvolver uma pesquisa no Pará na área de solos, futuramente. Para isso, ele vem estudando português há quase um ano.

Antes de chegar ao Pará, o grupo também esteve em São Paulo, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). De Belém, os alunos seguiram no mesmo dia para Tomé-Açu, onde participarão de atividades práticas durante três dias.

nodai 2019 1

nodai 2019 3