Página inicial > Últimas Notícias > Professores da Ufra apresentam trabalhos em evento na Universidade de Princeton, EUA

• Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2019, 10h39
  • Última atualização em Sexta, 16 de Agosto de 2019, 10h42

princeton 2

Dois professores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) participaram do VIII Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, que ocorreu na Universidade de Princeton, Estados Unidos, entre os dias 9 e 10 de agosto de 2019. Trata-se de um evento dedicado ao ensino da língua portuguesa que reúne profissionais de todo o mundo e promove o trabalho colaborativo e cooperativo entre eles, além de ser um espaço onde novos recursos e materiais são apresentados por editores, instrutores e pesquisadores da área.

Os professores Ana Paula Martins Alves Salgado, do curso de Letras campus Belém, e Marílio Salgado Nogueira, do curso de Letras campus Tomé-Açu, apresentaram dois trabalhos que compartilharam experiências ocorridas na Ufra.

O trabalho “Análise de aspectos fonéticos-fonológicos de materiais em Português como Língua Estrangeira”, apresentado na modalidade comunicação oral, compartilhou experiências relativas ao ensino de português para falantes nativos de japonês, investigando os sons que são de difícil articulação na pronúncia. Foi desenvolvido um estudo de caso, com característica descritiva, junto a falantes japoneses eisseis (primeira geração de descendentes japoneses) no município de Tomé-açu. Após análise do corpus coletado, evidenciou-se a permuta de alguns sons da língua portuguesa, nas palavras com sílabas CCV ou CV, independentemente de sua posição na palavra. O segmento consonantal [l] foi substituído pelo o segmento consonantal [r]; e o segmento consonantal [v] foi substituído pelo o segmento consonantal [b]. Conclui-se que os segmentos consonantais [l] e [v] são inexistentes na tabela fonética da língua japonesa. E, por essa razão, o trato fonador tenta fazer uso de segmentos consonantais com características semelhantes.

Já o trabalho “A implementação das Políticas Linguísticas em instituições de nível superior brasileiras”, que foi apresentado em uma Mesa Redonda, abordou o desafio da implementação das Políticas Linguísticas em instituições de ensino, tomando a Ufra como exemplo exitoso. “Desse modo, destacamos a constituição de uma comissão de políticas linguísticas - composta por representantes das Pró-Reitorias, da Assessoria Internacional e de profissionais do curso de Letras -, cujo objetivo é propor estratégias que visem ao ensino de línguas no âmbito acadêmico”, explica a profa. Ana Paula Martins Alves Sagado. Além disso, um ato normativo foi construído por essa comissão, subsidiando ações como a criação e a ampliação de cursos de línguas na universidade. Conclui-se, com este trabalho, que a Política Linguística deve ser criada de forma coletiva, agregando os diferentes interesses linguísticos da comunidade acadêmica.

De acordo com a professora, participar de um evento desta natureza é relevante para os professores da Ufra, entre outros motivos, porque conecta a instituição a experiências vivenciadas em grandes universidades de renome nacional e mundial, tais como UNB, USP, UFSCar, Universidade de Boston, Universidade de Princeton e Universidade de Harvard. “Insere a Ufra no panorâma mundial de discussão sobre o ensino de Português como língua estrangeira, além de torna-la conhecida como uma universidade que participa dessa discussão, que atualmente é tão importante para a consolidação da internacionalização das universidades brasileiras. Sem contar que divulga as pesquisas desenvolvidas por professores da Ufra no Estado do Pará”, destaca.

Em 2017, professores do curso também participaram do Simpósio Mundial de Ensino de Língua Portuguesa, realizado na cidade de Santarém, em Portugal, ocasião em que também foram apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas na Ufra.

princeton 1

princeton 3