Página inicial > Últimas Notícias > ReproAmazon: atividades didáticas da primeira turma têm início

ReproAmazon: atividades didáticas da primeira turma têm início

• Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 14h16
  • Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2019, 14h16

repro

Mais pesquisa e inovação tecnológica em reprodução animal e biotecnologia

O Programa de Pós-graduação em Reprodução Animal na Amazônia (ReproAmazon), da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciou suas atividades didáticas na última segunda-feira, 12 de agosto, com a oferta da disciplina “Biotécnicas in vitro aplicadas à reprodução animal”, ministrada pelo professor Otávio Mitio Ohashi da UFPA.

O professor Otávio Ohashi é egresso do curso de Medicina Veterinária da Ufra e desenvolve atividades de ensino e pesquisa na UFPA. É pioneiro nos estudos de reprodução animal em búfalos no país e há quase 40 anos desenvolve pesquisas e qualifica profissionais na área da reprodução animal.

O programa interinstitucional foi criado em maio de 2019. A primeira turma conta com 13 discentes de mestrado e 2 discentes de doutorado, recém selecionados no primeiro edital do ReproAmazon. Estes estão distribuídos entre os 15 orientadores que formam o corpo de docente do programa. Trata-se do único programa especifico da área da reprodução animal em toda a Amazônia Legal e apenas o segundo do Brasil. Possui uma área de concentração em Reprodução dos Animais Domésticos e Silvestres e duas linhas de pesquisa: 1) Fisiopatologia da Reprodução e 2) Biotecnologia da Reprodução.

As aulas ocorrerão na Ufra, no Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA), coordenado conjuntamente por quatro professores: Rinaldo B. Viana e Bruno Moura Monteiro, da Ufra, e Moysés dos Santos Miranda e Sheyla Farahyldes Souza Domingues, da UFPA. Parte das atividades também ocorrerá no Instituto de Medicina Veterinária da UFPA, localizado em Castanhal.