Página inicial > AGENDA DE EVENTOS > VII Dia de Campo da Produção de Ruminantes ocorrerá dia 24/08 na FEIGA
AGENDA DE EVENTOS

VII Dia de Campo da Produção de Ruminantes ocorrerá dia 24/08 na FEIGA

• Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 13h24
  • Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 10h07
  • Acessos: 237

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), através do Grupo de Estudo em Ruminantes e Forragicultura da Amazônia (GERFAM) e do Centro de Pesquisas em Caprinos e Ovinos do Pará CPCOP, como apoio da Emevep Jr, Megaa e GENAFOP, está organizando mais um Dia de Campo da Produção de Ruminantes. O evento, que já está na sétima edição, será realizado na Fazenda Escola de Igarapé-Açú, no dia 24 de agosto de 2019 (sábado), a partir das 9h. O Dia de Campo, como já é tradição, contará com quatro estações de conhecimento, as quais abordarão: uso da mandioca na alimentação de ruminantes, uso de fertilizantes, manejo de pastagens e reprodução de pequenos ruminantes.

Neste ano, o uso da mandioca aparece como novidade no evento. Na estação, o participante terá acesso a informações sobre a conservação da parte aérea e da raiz da mandioca na forma de silagem para alimentação dos animais e quais os principais entraves para o plantio dessa cultura na região Nordeste Paraense. Por outro lado, na estação de fertilizantes, os participantes poderão ver os principais adubos utilizados em pastagens e em outras culturas, bem como a sua importância.

Na estação sobre manejo de pastagens, serão abordados tópicos referentes à altura dos capins e o impacto do manejo no consumo e desempenho animal. Será que existe um limite para adubar? Responderemos no evento. A estação que abordará a reprodução de pequenos ruminantes trará técnicas de manejo para aumentar a prolificidade do rebanho, bem como quais estratégias devem ser tomadas para que a reprodução dos animais tenha máxima eficiência durante o ano.

O Dia de Campo é um evento anual, com o objetivo de fomentar tecnologias que estão sendo lançadas no campo, para que estudantes, produtores rurais e técnicos consigam acessar o que está sendo pesquisado na UFRA e o que as empresas estão gerando de informação. Todas as temáticas são pautadas no desenvolvimento sustentável da região amazônica, como parte da missão dos grupos de estudo e também da Ufra.

Neste ano, o Dia de Campo terá início às 9h, com a abertura oficial do evento. Em seguida, os participantes serão divididos em quatro grupos e percorrerão as estações de conhecimento, que terão duração de 20 minutos cada. Às 12h, ocorrerá o tradicional almoço/churrasco com música ao vivo. No período da tarde, às 14h terão início as oficinas. Serão realizadas quatro oficinas, sendo que os participantes terão direito de selecionar duas para participar. As oficinas terão duração de 40 minutos cada e abordarão os seguintes temas: produção de silagem para pequeno produtor; cálculo da quantidade de forragem e ajuste da quantidade de animais no piquete; desempenho produtivo de ovinos; e ferramentas associadas ao controle de rebanho.

As inscrições para o evento serão realizadas online, no site do GERFAM, www.gerfam.com.br (área de últimas notícias). Contaremos com dois ônibus, com vagas limitadas, para transportar os estudantes na ida e retorno do evento. Um ônibus sairá da Ufra campus Belém e outro da Ufra campus Capanema. Ao preencher o formulário no site, não esqueça de marcar a opção do transporte, caso necessite de um deles para ir e voltar do evento. As vagas são limitadas.

CARTAZ VII DIA DE CAMPO CMYK