Página inicial > Últimas Notícias > Ufra celebra parcerias para exposição de espaço ecológico no Intercom 2019

Ufra celebra parcerias para exposição de espaço ecológico no Intercom 2019

• Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 15h39
  • Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2019, 20h58

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), viabilizou sua participação no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), que será realizado no período de 02 a 07 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA).

parceria faepa

Da esquerda pra direita: Victor Oliveira (PROGEP/UFRA), Carlos Xavier (presidente do sistema FAEPA/SENAR) e Profª. Janae Gonçalves (Vice-reitora UFRA)

Através de parcerias com a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e Organziação das Cooperativas do Brasil (OCB), Banco da Amazônia (BASA), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará - SICCOB, dentre outros firmadas em reuniões realizadas na última semana, a UFRA irá promover o espaço Ecos da Amazônia, como forma de incentivar, gerar parcerias e fomentar ações e projetos voltados a economia criativa e conscientização socioambiental. O objetivo principal é integrar produtores, projetos e ações voltadas a sustentabilidade, com empreendedores e órgãos de fomento, trazendo a Região Amazônica para o centro da temática do evento.

parceria ocb1

Da esquerda para direira: Diego Andrade (Analista do Sistema Organziação das Cooperativas do Brasil), Victor Oliveira (PROGEP/UFRA), Júnior Serra (Superintendente da OCB e Ernandes Raiol (Presidente da OCB) e Jonas Castro (PROEX/UFRA).

A Coordenação do Espaço será compartilhada entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), divido em quatro áreas cenografadas. A primeira, será chamada de Mundo Amazônia, onde ocorrerão exposições de 30 projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelas Instituições públicas de ensino e pesquisa convidadas, tais como: Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Pará (UFPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM) e Universidade do Estado do Pará (UEPA). Nesse espaço os participantes terão acesso a inúmeras informações de resultados dos projetos, problemáticas e experiências bem-sucedidas sobre grandes temas atuais da Amazônia (biodiversidade, fogo, economia).

A segunda será a área Arena ECOAR onde ocorrerão rodas de conversa, lançamento de livros, contação de história, intervenções artísticas, apresentação de projetos música e arte. As mesmas terão um ciclo contínuo e poderão ser realizadas de forma individual ou em grupo.

O Coop-Hall será destinado aos apoiadores que estarão no evento para troca de experiência, fomento de parceria, apreciação de novas práticas e exposição de seus produtos e serviços.

Na quarta área do espaço estará a Feira da Biodiversidade, teremos a presença de mais de 100 produtores e microempreendedores que desenvolveram e comercializam produtos agroflorestais produzidos na agricultura familiar.

Sobre o INTERCOM 2019

Realizado desde 1977, ano de criação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), este será o terceiro Congresso Nacional da Intercom a ser sediado no Norte do Brasil e o primeiro a ocorrer no estado do Pará – trazendo o tema “Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia”.

Na programação, colóquios, conferências, mesas, palestras, apresentações de trabalho e, principalmente, muitos encontros. A UFPA será palco para discussões sobre a democracia, promovida pelo diálogo entre professores, alunos e profissionais de diversos setores sociais e áreas de conhecimento. Isso tudo com um toque especial, ao ter como local o cenário amazônico.

Texto: Brendo Pereira

Revisão: Ben Rholdan