Página inicial > Últimas Notícias > Campus Belém realiza debate sobre o projeto "Future-se"

Campus Belém realiza debate sobre o projeto "Future-se"

• Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 13h24
  • Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2019, 15h42

Discussão Future se

Ocorreu na última terça-feira, 30, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a primeira reunião para discutir sobre o projeto “Future-se”. A programação foi aberta a toda a comunidade acadêmica e ocorreu no Anfiteatro do Instituto Ciberespacial (ICIBE), campus Belém. O evento teve a participação da vice-reitora, professora Janae Gonçalves, pró-reitores, professores, servidores técnico-administrativos e representantes dos sindicatos da Ufra.

Segundo a vice-reitora, trata-se de um momento de discussões e avaliações internas a respeito da proposta do Ministério da Educação (MEC), levantando dúvidas e preocupações da comunidade acadêmica, especialmente a respeito da autonomia universitária. “É um momento para entendermos, dentro da universidade pública, se podemos continuar sendo o que nós somos, diante de tudo o que foi colocado nessa proposta. Nós precisamos explorar as entranhas desse documento e buscar entender cada uma dessas linhas e até que ponto isso vai provocar mudanças, tanto positivas quanto negativas para as instituições”, disse.

O Future-se estabelece diretrizes que alteram os meios de financiamento das instituições que aderirem ao programa, permitindo a abertura ao capital privado, com a obrigatoriedade de transferência da gestão financeira a entidades paraestatais - Organizações Sociais (OS). Apresentado aos reitores no dia 17 de julho, em Brasília (DF), o programa estará aberto à consulta pública até o dia 15 de agosto de 2019. Segundo o MEC, o programa visa ao fortalecimento da autonomia administrativa, financeira e da gestão das universidades e institutos federais.