Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Engenharia de Pesca embarcam no navio Ciências do Mar II

Estudantes de Engenharia de Pesca embarcam no navio Ciências do Mar II

• Publicado: Terça, 30 de Julho de 2019, 14h11
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 09h58

30 07 2019 12

Alunos do campus Belém da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) embarcaram no Navio Ciências do Mar II, para novas experiências de estudo e navegação. Os 12 alunos de graduação em Engenharia de Pesca, dois alunos de mestrado e três professores da Ufra embarcaram no último sábado, 27/07, e permaneceram até o dia 29.

O navio Ciências do Mar II funciona como um laboratório de prática para alunos de cursos como Engenharia de Pesca, Oceanografia, Biologia Marinha, Geografia e outros. A embarcação tem capacidade para 26 pessoas, entres alunos, professores e tripulantes.

O navio está sob gestão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), coordenado pelo Instituto de Ciências do Mar da universidade. A embarcação facilita as aulas práticas e a formação dos estudantes das áreas das ciências marítimas, permitindo conhecer de perto o manuseio e a operação de equipamentos de uso de atividades científicas, tais como coleta, processamento e armazenamento de amostras biológicas e de dados.

A seleção dos estudantes de graduação do curso de Engenharia de Pesca da Ufra, a princípio, se deu por meio de inscrição na coordenação do curso, tendo 32 inscritos. O critério para a seleção dos 12 alunos foi através do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Os dois alunos do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais (PPG-AqRAT) foram selecionados pelo professor Nuno Melo para auxiliarem nos trabalhos a bordo. Além dele, os professores Xiomara Franchesca e Mauricio Willians acompanharam os estudantes.

Para a coordenadora do curso de Engenharia de Pesca, professora Rosália Furtado, a participação dos alunos no projeto é um marco para o curso e para os alunos, pois é imprescindível para a formação a experiência vivida no navio. “A experiência de navegar é maravilhosa”, destaca o professor Nuno Melo que também contou que os dias no navio foram de muito êxito, tanto para os alunos quanto para os professores.

O navio Ciências do Mar II faz parte do projeto “Laboratório de Ensino Flutuante”, que surgiu da parceria entre o Ministério da Educação e a Marinha do Brasil. Ao todo, são quatro navios, um para cada região do país. O Ciências do Mar II fica sob a responsabilidade da UFMA e atende aos alunos das universidades federais da região Norte do país.

30 07 2019 8

30 07 2019 5