Página inicial > Últimas Notícias > Projeto "Praia Limpa" promove ação de educação ambiental em Ajuruteua

Projeto "Praia Limpa" promove ação de educação ambiental em Ajuruteua

• Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 14h32
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h01

praia limpa 2019 1

Uma equipe da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Belém, com 24 alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis e Engenharia Cartográfica e Agrimensura, esteve neste domingo (28) em Ajuruteua, Nordeste do Pará, realizando ações de educação ambiental, na edição 2019 do Projeto Praia Limpa. O projeto, coordenado pelo professor Marcelo Moreno, este ano está comemorando 10 anos de atividades educativas nas praias do estado.

Uma vez que a primeira ação foi realizada em 2009 em Ajuruteua, a equipe escolheu retornar ao mesmo local para a edição comemorativa. A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bragança e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – NGI Bragança. O projeto consiste em um trabalho de conscientização ambiental acerca de resíduos sólidos na praia, com ênfase em microplásticos, além de fazer um levantamento do perfil dos usuários.

O coordenador avalia que os resultados têm sido satisfatórios: “Todos os esforços realizados ao longo desses dez anos da Ufra nesse sentido têm sido recompensados, pois a cada ano observamos que as pessoas estão discutindo mais o assunto. Isso mostra que as ações têm efeito quase imediato, e os órgãos públicos têm investido mais esforços para a manutenção da limpeza das praias, que a cada ano observamos que estão mais limpas”, afirma o professor Marcelo Moreno.

O Projeto Praia Limpa é promovido através do Laboratório de Geologia de Ambientes Aquáticos, do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), e visa à proteção da zona costeira, levando à população (veranistas, comerciantes e moradores locais) educação ambiental e informações sobre ocupação desordenada de espaços públicos, degradação e poluição ao meio ambiente costeiro.

praia limpa 2019 1

praia limpa 2019 3