Página inicial > Últimas Notícias > Primeira defesa de dissertação do PPGPAA é realizada em Parauapebas

Primeira defesa de dissertação do PPGPAA é realizada em Parauapebas

• Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 11h37
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h02

defesa mestrado Parauapebas

No dia 24 de julho de 2019, na sala de videoconferência da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus de Parauapebas, ocorreu a primeira defesa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal na Amazônia (PPGPAA). Em sessão pública presidida pelo professor Ricardo Shigueru Okumura, o discente Luiz Felipe Ferreira Lobo apresentou a dissertação intitulada: “24-Epibrassinolídeo como mitigador na tolerância ao estresse salino em cultivares de feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) WALP.]”.

Com área de concentração em Tecnologia na Produção Animal, o trabalho teve orientação do professor Cândido Ferreira de Oliveira Neto. A banca foi composta pelos professores Ricardo Shigueru Okumura, Gladis de Oliveira Jucoski, Daiane de Cinque Mariano e Glauco André dos Santos Nogueira. Voltado para zootecnistas, agrônomos, médicos veterinários e profissionais de áreas afins, o PPGPAA é o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu ofertado em um campus do interior da Ufra.

Para o coordenador do curso, professor Raylon Pereira Maciel, a primeira defesa demonstra “a seriedade e o compromisso com que estamos trabalhando para desenvolver pesquisa e ensino para a formação de pesquisadores/profissionais e consolidar a Ufra - campus Parauapebas como um centro de excelência em Ciências Agrárias”.

Até o final do mês de julho, outros seis (06) alunos estão concluindo o mestrado do PPGPAA em Parauapebas. “É uma oportunidade para profissionais das Ciências Agrárias, alunos formados na Ufra e universidades vizinhas, que agora podem participar de um programa stricto sensu na própria cidade ou na região de sua cidade”, diz o coordenador.

O PPGPAA: O Programa de Pós-Graduação em Produção animal na Amazônia (PPGPAA) tem o objetivo de atender à missão da Ufra de formar profissionais qualificados, compartilhar conhecimentos com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, através do ensino, da pesquisa e da extensão de excelência.

O programa preza pelo desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino para formação de pesquisadores/profissionais que integralizem os conhecimentos na área de produção animal para atuar nas instituições de ensino, pesquisa e de agronegócio, principalmente na região sudeste do Pará, promovendo melhoria na qualidade de vida, desenvolvimento tecnológico e inovação, em associação com a preservação dos recursos ambientais e genéticos na região amazônica.

A formação diversificada dos seus docentes, com treinamento de pós-graduação realizado em diversas instituições de renome do Brasil e do exterior, permite atender às principais áreas da Produção Animal, sendo uma Área de Concentração - Tecnologia na Produção Animal, com duas opções de Linhas de Pesquisa - Tecnologia de Produção e Nutrição de Animais Ruminantes; e Interface Solo-Planta-Animal. O PPGPAA iniciou suas atividades na Área de Zootecnia/Recursos Pesqueiros em julho de 2017, tendo a primeira turma de mestrado com entrada em agosto de 2017.