Página inicial > Últimas Notícias > Visita da Coordenação do Programa de Residência Pedagógica a escolas

Visita da Coordenação do Programa de Residência Pedagógica a escolas

• Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2019, 12h09
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h03

No dia 26 de junho do corrente ano, a Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica – PRP/CAPES, Profa. Dra. Lucineide Nascimento, visitou as escolas de Belém que fazem parte do Programa com o Subprojeto de Informática do Curso de Licenciatura em Computação da sede da UFRA.

A primeira escola visitada foi a E.E.E.F.M. DR. FREITAS. A Coordenadora Institucional e a Professora-Orientadora Aleksandra Silva foram recebidas pela Professora-Preceptora Marcela Paulino Soares e os Alunos-Residentes. Nesta escola, os Alunos-Residentes trabalham principalmente com Computação Desplugada, desenvolvem palestras, minicursos e atividades que envolvem reflexão, desenhos e produção de textos sobre a ética no uso da Internet e nas relações que se desenvolvem a partir das redes sociais, a aritmética binária, dentre outros. Os Alunos-Residentes foram muito elogiados pela Professora-Preceptora por sua atuação em todas as atividades da escola, por seu envolvimento e impactos positivos na aprendizagem dos alunos da escola Dr. Freitas. Também relatou que sente uma mudança na postura dos Residentes, a maioria já se porta realmente como professor.

Na E.E.E.F.M. DEODORO DE MENDONÇA, as Professoras Lucineide Nascimento e Aleksandra Silva foram recebidas pelos Professores-Preceptores Cristiano Barros da Silva e Mara do Desterro Cardoso Lima e pelos Alunos-Residentes que estavam em plena atividade. Nessa escola, os Alunos-Residentes participam da formação dos alunos dos cursos técnicos subsequentes e alunos do ensino fundamental, com minicursos de informática básica, redes de computadores, edição de vídeos e também auxiliando com o uso de software específicos em disciplinas como Química.

Os Alunos-Residentes, com o apoio e autorização da Secretaria de Educação conseguiram efetuar o conserto e reativação de vários micros, dessa forma um dos Laboratórios de Informática está com cem por cento de sua funcionalidade, servindo tanto aos alunos quanto aos professores da escola Deodoro de Mendonça. Os Professores-Preceptores se mostraram muito empolgados e contentes com a atuação e o desempenho dos Residentes por sua contribuição à formação técnica e ética dos alunos do Ensino Médio. Também manifestaram as mudanças de postura dos alunos de Licenciatura em Computação da UFRA desde o início e no momento atual do processo vivenciado pelo Programa Residência Pedagógica, pois já se movimentam com os saberes intrínsecos à docência.

A Professora-Orientadora afirma que “ambas as escolas são interessantes de atuar, mas no caso da E.E.E.F.M. DR. FREITAS, que os estudantes mesmo conhecendo os desafios relacionados à utilização do laboratório de informática na escola, mostraram-se desde o início motivados ao uso de alternativas que possam despertar o pensamento computacional nos alunos, bem como compartilhar informações importantes sobre os recursos de tecnologias de informação e comunicação do ponto de vista ético”. Ainda segundo a Professora Aleksandra Silva, “a escola E.E.E.F.M. DEODORO DE MENDONÇA tem sido um cenário bastante atraente de atuação, pois os residentes estão realizando atividades com alunos da escola de curso técnico na área da informática e que muitas vezes ainda não possuem habilidades no uso das tecnologias”, dessa forma, a professora acredita que alguns minicursos executados pelos bolsistas podem servir de nivelamento para que os alunos da escola possam cursar suas disciplinas de forma mais segura.

A Coordenadora Institucional do Programa afirmou que “mais uma vez, os resultados alcançados pelo Programa Residência Pedagógica se mostraram excelentes! Em todas as escolas, a presença dos Residentes é muito importante para as escolas e o crescimento profissional deles é reconhecido tanto pelos Preceptores quanto pelos Orientadores. Todo esse trabalho, todo esse êxito no desenvolvimento do trabalho me deixa muito feliz!”

A Coordenadora ainda acrescentou que os materiais necessários às atividades desenvolvidas nas escolas, através do ProfLicenciatura, foram adquiridos e entregues em abril de 2019 e, com essa visita às escolas de Belém, coroa seu trabalho do semestre após ter passado por Capitão-Poço, Capanema e Tomé-Açu.

Texto e fotos: Profa. Dra. Lucineide Soares do Nascimento

Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica – UFRA/CAPES