Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da Ufra participam do Projeto Rondon em Santa Catarina
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Alunos da Ufra participam do Projeto Rondon em Santa Catarina

  • Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 09h41
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h05
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) participou da atividade de extensão universitária “Operação Gilmar de Almeida Gomes”, organizada pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). A ação ocorreu entre os dias 10 e 20 de julho de 2019, em 12 cidades do Oeste de Santa Catarina. Criado em 2010, o NER é uma das principais ações de extensão da UDESC e possibilita o intercâmbio de estudantes, a inserção da universidade em diferentes áreas de conhecimento na busca do desenvolvimento regional, a garantia da interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade.
Entre os oito alunos da Ufra que participaram das atividades do Projeto Rondon - Operação Gilmar Gomes, cinco são alunos do campus Capanema e três são alunos do campus Paragominas. O critério inicial para a seleção dos alunos é que estes também fossem alunos do SENAR/FAEPA no Programa Rede e-Tec. O Pró-Reitor de Extensão da Ufra, professor Eduardo do Valle Lima, que é também coordenador técnico e político da ação, e o supervisor, professor Daniel Pereira Pinheiro, acompanharam os estudantes. 
Para o aperfeiçoamento do conhecimento dos alunos, a equipe participou, em conjunto com a comunidade de Santa Catarina, de 30 oficinas e atividades complementares, com o intuito de suprir demandas inseridas nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.
Para o professor Daniel Pinheiro, a participação da Ufra no projeto da NER-UDESC é muito importante, pois permite que os estudantes tenham contato direto com a sociedade através da realização de oficinas e atividades práticas, praticando o tripé ensino, pesquisa e extensão e aplicando, assim, os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolvendo habilidades e competências que serão importantes na carreira profissional. Após a participação dos alunos no Projeto Rondon, agora a ideia é aplicar os conhecimentos adquiridos na ação também no Pará.
O Projeto Rondon UDESC já contemplou mais de 330 mil pessoas em 138 municípios catarinenses, além de Paraná, Goiás, Distrito Federal e até Argentina.
Texto: Isadora Simas
Revisão: Jussara Kishi
Fotos: Prof. Daniel Pinheiro
Prof. Daniel Pinheiro na oficina de solos para crianças no município de Guatambu (SC). 
 
 
 
Aluna Waylla Castro na oficina de produção de biofertilizantes.
Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil