Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da Ufra participam do Projeto Rondon em Santa Catarina

Alunos da Ufra participam do Projeto Rondon em Santa Catarina

• Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 09h41
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h05
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) participou da atividade de extensão universitária “Operação Gilmar de Almeida Gomes”, organizada pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). A ação ocorreu entre os dias 10 e 20 de julho de 2019, em 12 cidades do Oeste de Santa Catarina. Criado em 2010, o NER é uma das principais ações de extensão da UDESC e possibilita o intercâmbio de estudantes, a inserção da universidade em diferentes áreas de conhecimento na busca do desenvolvimento regional, a garantia da interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade.
Entre os oito alunos da Ufra que participaram das atividades do Projeto Rondon - Operação Gilmar Gomes, cinco são alunos do campus Capanema e três são alunos do campus Paragominas. O critério inicial para a seleção dos alunos é que estes também fossem alunos do SENAR/FAEPA no Programa Rede e-Tec. O Pró-Reitor de Extensão da Ufra, professor Eduardo do Valle Lima, que é também coordenador técnico e político da ação, e o supervisor, professor Daniel Pereira Pinheiro, acompanharam os estudantes.
Para o aperfeiçoamento do conhecimento dos alunos, a equipe participou, em conjunto com a comunidade de Santa Catarina, de 30 oficinas e atividades complementares, com o intuito de suprir demandas inseridas nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.
Para o professor Daniel Pinheiro, a participação da Ufra no projeto da NER-UDESC é muito importante, pois permite que os estudantes tenham contato direto com a sociedade através da realização de oficinas e atividades práticas, praticando o tripé ensino, pesquisa e extensão e aplicando, assim, os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolvendo habilidades e competências que serão importantes na carreira profissional. Após a participação dos alunos no Projeto Rondon, agora a ideia é aplicar os conhecimentos adquiridos na ação também no Pará.
O Projeto Rondon UDESC já contemplou mais de 330 mil pessoas em 138 municípios catarinenses, além de Paraná, Goiás, Distrito Federal e até Argentina.
Texto: Isadora Simas
Revisão: Jussara Kishi
Fotos: Prof. Daniel Pinheiro
Prof. Daniel Pinheiro na oficina de solos para crianças no município de Guatambu (SC).

Aluna Waylla Castro na oficina de produção de biofertilizantes.