Página inicial > Últimas Notícias > Seminário discute Indicação Geográfica do brinquedo de miriti em Abaetetuba

Seminário discute Indicação Geográfica do brinquedo de miriti em Abaetetuba

• Publicado: Terça, 16 de Julho de 2019, 17h20
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h07

IG Miriti 2

Localizado na região do Baixo Tocantins, o município de Abaetetuba é conhecido como a capital do brinquedo de miriti. Trata-se de um tipo de artesanato confeccionado a partir do pecíolo da folha da palmeira Mautitia flexuosa (miriti) e que retrata com sensibilidade artística a biodiversidade e o modo de vida do caboclo da Amazônia. No entanto, a falta de conhecimento sobre a ecologia e o manejo dessa palmeira pode comprometer a conservação da espécie.

Com o objetivo de tratar sobre a importância do registro de Indicação Geográfica (IG) deste tipo de artesanato para o município de Abaetetuba, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a Associação Arte Miriti de Abaetetuba (Miritong) e o Museu do Tocantins da Universidade Federal do Pará (UFPA) promoverão, no dia 18 de julho de 2019, o Seminário Indicação Geográfica do Brinquedo de Miriti. O evento ocorrerá no auditório da UFPA, campus Abaetetuba, a partir das 18h.

Na ocasião, professores da Ufra dos campi Belém e Paragominas estarão proferindo palestras sobre os temas: “Ecologia, Manejo e Conservação de Mautitia flexuosa (miriti)” – professora Gracialda Ferreira; e “Indicação Geográfica: o que é e sua importância” – professor Isaías Barbosa Júnior. O seminário conta com apoio do SEBRAE e da ASSAMAB.

O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. Obter o IG do brinquedo de miriti tem importância cultural, histórica e econômica para os artesãos e demais atores envolvidos na atividade.

IG Miriti 1

Foto (minibanner): Prefeitura de Abaetetuba.