Página inicial > Últimas Notícias > Ufra terá site institucional reformulado e com navegação mais intuitiva

Ufra terá site institucional reformulado e com navegação mais intuitiva

• Publicado: Terça, 16 de Julho de 2019, 16h14
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h09

novositedaufra banner

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em breve, terá o seu site institucional reformulado. O objetivo é tornar o portal mais intuitivo para o usuário, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa, e, ao mesmo tempo, atender às orientações da Instrução Normativa nº 08/2014 da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Esse documento disciplina a implantação e a gestão da Identidade Padrão de Comunicação Digital das propriedades digitais dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Além da Instrução Normativa, também serviu de base o Manual de Diretrizes Ambientes Funcionais, que fornece orientações para que a comunicação dos ambientes funcionais ocorra de maneira eficiente e clara e transmita segurança aos usuários que se beneficiam de serviços e utilidades públicas. A reestruturação do site é fruto de um trabalho conjunto entre a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), a Assessoria de Comunicação (Ascom) e a Reitoria da Ufra.

Uma das principais mudanças será a categorização de artigos do portal para facilitar a busca do usuário e tornar o layout mais “limpo”. Os artigos serão divididos da seguinte forma:

• Notícias – trará artigos, matérias e reportagens especiais a respeito de projetos, ações, premiações, eventos, concurso público, processo seletivo (SISU e vestibulinho), parcerias interinstitucionais etc. relacionados à Ufra.
  • Agenda de Eventos – congressos, encontros, simpósios, minicursos, dias de campo e outros eventos, com ou sem inscrições, que ainda irão ocorrer.
  • Comunicados e Notas – ofícios circulares, comunicados, notas de esclarecimento etc., especialmente de caráter administrativo e/ou direcionados aos servidores.
  • Editais, Programas e Seleções – editais de abertura, resultados e documentos relacionados: editais de monitoria, programas de pós-graduação, auxílios estudantis, PIBIC, PIBID, Residência Pedagógica, estágios e outros.

Outra mudança importante será a reorganização dos menus do site. Tópicos de maior interesse da comunidade externa e dos alunos passarão a ter destaque em relação a outros. É o caso do Processo Seletivo (SISU), do Processo Seletivo Especial (Vestibulinho) e dos Concursos Públicos, que passarão a integrar o Menu Como Ingressar, e do Catálogo de Cursos de Graduação e Pós-Graduação da instituição.

O portal terá, ainda, alguns banners e mini-banners fixos na página inicial, para facilitar o acesso dos usuários: Calendário Acadêmico, Calendário Administrativo, Calendário dos Conselhos e “A Ufra quer ouvir você” (Ouvidoria). Este último item atende às exigências do Tribunal de Contas da União (TCU), em observância aos requisitos de transparência por parte das instituições federais de ensino superior (Ifes).

Com a redistribuição de banners, artigos e menus, o banner central do site ficará restrito a um número menor de itens (5 a 6), sendo reservado somente para reportagens, comunicados de grande relevância para a sociedade, processos seletivos (SISU e Vestibulinho) e concursos públicos da Ufra.