AGENDA DE EVENTOS

• Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h23
  • Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 13h32
  • Acessos: 1003

Entre os dias 14 e 18 de julho de 2019, Belém será a sede do XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O evento, que será realizado no Hangar, é uma realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem apoio institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Neste ano, o congresso traz o tema “Computação e Responsabilidade Socioambiental”. O objetivo é promover e estimular as discussões da comunidade brasileira de pesquisadores, estudantes e profissionais na área de computação em torno de suas responsabilidades no contexto da computação para que possam promover sustentabilidade, visto que o avanço tecnológico tem causado diversos problemas para a sociedade, como o lixo eletrônico em excesso e o desperdício de recursos.

Realizado desde 1980, o CSBC busca integrar a comunidade de Computação do Brasil, promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área, nos âmbitos nacional e internacional.

A programação do Congresso é composta por eventos base e por inúmeros eventos satélites, que são aprovados anualmente pelo Comitê gestor do CSBC, a partir das propostas submetidas durante a chamada aberta anualmente. Dentre os eventos base há, por exemplo, o SEMISH - Seminário Integrado de Software e Hardware, principal fórum científico do Congresso; o SECOMU - Seminário de Computação na Universidade, evento que acontece desde 1971 e discute temas político-científicos de interesse nacional; e a também a Jornada de Atualização em Informática (JAI), um dos mais importantes eventos acadêmicos de atualização científica e tecnológica da comunidade de Computação do Brasil.

Entre as atividades estarão também: apresentações de trabalhos científicos, mesas redondas, cursos, debates, oficinas, reuniões, fóruns, workshop, competição científica (Hackathon) e concursos de teses e dissertações. Ao todo, estão programados para esta edição, 21 eventos, que serão realizados ao longo de cinco dias.

A expectativa do CSBC 2019 é um público estimado em mais de 1.200 participantes, compostos por: profissionais, professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação de todos os estados brasileiros e do exterior. O congresso também contará com dezenas de palestrantes convidados.

As inscrições podem ser feitas até o início do evento. Informações e programação: http://csbc2019.sbc.org.br/inscricoes/.