AGENDA DE EVENTOS

Evento celebra Dia do Engenheiro Florestal no Utinga, neste sábado (13)

• Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 11h05
  • Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 13h33

Dia do Engenheiro Oficial

No dia 12 de julho, comemora-se o Dia do Engenheiro Florestal. Neste ano (2019), o Grupo PET Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), juntamente com a Coordenadoria do Curso de Graduação em Engenharia Florestal, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, o Centro Acadêmico de Engenharia Florestal, o PET Solos e o CIFLOR Jr., em parceria com o curso de graduação em Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizarão um evento neste sábado, 13 de julho de 2019. A ação ocorrerá das 8h às 12h, no Centro de Convivência do Parque Estadual do Utinga (PEUT), em Belém.

Durante o evento, será oferecido aos visitantes do parque um circuito com o tema “Quero ser Engenheiro Florestal”, no qual serão implantadas seis estações que abordarão sobre a atuação do engenheiro florestal nas principais linhas de atuação profissional: Manejo Florestal, Silvicultura, Industria e Tecnologias Florestais, Geotecnologias, Empreendedorismo e Educação. Em cada estação os participantes poderão conhecer atividades que o profissional da Engenharia Florestal desenvolve no exercício da sua profissão.

O Dia do Engenheiro Florestal é comemorado em 12 de julho, data definida em homenagem a São João Gualberto, falecido nesta mesma data, em 1073, escolhido como o Protetor das Florestas pelo Papa Pio XII em 1952. As atribuições de um engenheiro florestal consistem em: construções para fins florestais e suas instalações complementares; silvimetria e inventário florestal; melhoramento florestal; recursos naturais renováveis; ecologia, climatologia, defesa sanitária florestal; produtos florestais, sua tecnologia e sua industrialização; edafologia; processos de utilização de solo e de floresta; ordenamento e manejo florestal; mecanização na floresta; implementos florestais; economia e crédito rural para fins florestais; seus serviços afins e correlatos.

“É um profissional de grande importância para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. Entretanto, suas atribuições são desconhecidas por grande parte da sociedade e geram dúvidas e equívocos com outras profissões da área ambiental”, explica a professora Gracialda Ferreira, tutora do PET Florestal.

O evento alusivo ao Dia do Engenheiro Florestal é gratuito e aberto ao público. Mais informações: ufra.petflorestal@gmail.com