Ufra Parauapebas realiza a III Semana do Engenheiro de Produção

• Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 14h33
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h17

produção 2

Com o tema “Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia”, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por meio da coordenação do curso de Engenharia de Produção do campus Parauapebas, realizou a III Semana do Engenheiro de Produção e II Integrar Produção. O evento ocorreu de 01 a 03 de julho e fez parte da Semana Acadêmica do Engenheiro de Produção do campus.

O encontro tem como objetivo complementar a formação acadêmica dos estudantes, possibilitando o contato entre alunos, professores, profissionais de diversas áreas e comunidade em geral, bem como promover a integração entre universidade e empresas. Além da participação de cerca de 200 alunos e professores, o evento também contou com a participação de empresas privadas, que puderam conhecer as atividades produzidas pelo curso da Ufra.

A programação contou com a palestra “Empreendedorismo e a transformação digital”, proferida por Tathiane Faro Noronha do SEBRAE, parceiro do evento, e uma mesa redonda com empreendedores da região. Entre os empresários presentes, estiveram Daniel Lopes (Paulistinha Tintas) e Hipólito Gomes (H2 Impressos), que ressaltaram a importância de eventos como esse para que o empresariado local do setor de serviços e indústria conheça os cursos da Ufra e possa firmar parcerias através de estágios e possíveis contratações.

Além disso, o evento também contou com uma exposição de trabalhos aberta à comunidade em geral, realizada no Shopping Partage. Os trabalhos apresentados abordaram temas como eletromagnetismo e as dez áreas de atuação da engenharia de produção. Ao final, foram premiados os trabalhos referentes a logística reversa das sacolas plásticas e sobre a qualidade do açaí na cidade de Paraupebas. Já nos trabalhos de física, a premiação foi para a “gaiola de Faraday”, uma criação inovadora de um condutor de eletricidade criado pelos alunos.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Joana Zandonadi Pinheiro, a Semana Acadêmica é essencial para que os estudantes possam colocar em prática os conhecimentos vistos em sala de aula, através de trabalhos de cunho extensionista que visem atender às empresas da região. “O evento é aguardado pelos alunos para que possam participar de palestras e demonstrar seus projetos para a comunidade local. Nossa satisfação com os resultados foi enorme, devido ao engajamento dos alunos. Eles mesmos solicitaram que a feira acontecesse em um local público e de grande circulação de pessoas”, informa a professora.

Ela destaca alguns benefícios do evento para a formação dos graduandos. “Com essa realização de atividades extracurriculares, eles puderam desenvolver habilidades específicas, em muitos casos não trabalhadas em sala de aula e que são exigidas pelo mercado de trabalho, tais como comunicação, criatividade, proatividade e trabalho em equipe”, afirma. Os alunos do curso puderam participar de todas as etapas do evento, desde sua idealização até sua concretização.

O curso de Engenharia de Produção do campus Parauapebas é o único da Ufra na área. O curso conta atualmente com 226 alunos matriculados e no último mês de maio recebeu a nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para fins de reconhecimento.

produção 3

produção 1