Página inicial > Últimas Notícias > Autoridades participam do lançamento do “Projeto Amapá” da Ufra

Autoridades participam do lançamento do “Projeto Amapá” da Ufra

• Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 16h59
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h24

IMG 20190610 WA0122

Ocorreu no último dia 10, na capital amapaense, a cerimônia oficial de início do Projeto AMAPÁ. O projeto da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) tem como objetivo capacitar recursos humanos no estado do Amapá, especialmente em comunidades periféricas, para auxiliar no desenvolvimento da região. O projeto prevê cinco cursos de especialização Lato sensu, além de cerca de 60 cursos de extensão, que contam com instrutores da universidade e de instituições públicas parcerias do estado.

A solenidade foi realizada na Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e contou com a presença do reitor da Ufra, professor Marcel Botelho; da reitora da UEAP, professora Kátia Paulino; do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Isaias Carvalho, representando a Prefeitura de Macapá; do  presidente do conselho deliberativo do SEBRAE-AP, Iraçu Colares; do coordenador geral do projeto, professor Paulo Jorge O. P. Souza (Ufra); da coordenadora do curso de especialização em Agricultura de Baixo Carbono, professora Antonia Bronze; e do representando do curso de especialização em Piscicultura e o vice- coordenador, professor Lauro Itó. Estiveram também presentes no evento o chefe geral da EMBRAPA-Amapá, Nagib Melém Junior, o presidente do CREA-AP, Edson Kuwahara, representantes da Superintendência do Ministério da Agricultura do Amapá, Instituto Federal do Amapá (IFAP) e outros profissionais da Ufra e de outras instituições.

Na mesma semana, também tiveram início as atividades dos cursos de especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais, com a profa Merilene Costa (ICIBE), e em Saúde e Produção Animal no Rebanho do Estado do Amapá, com o prof. Alexandre Casseb (ISPA). Nas semana seguintes está previsto o início do curso de especialização em Piscicultura e demais módulos dos outros cursos de especialização. A partir de julho, terão início os cursos de extensão nas mais diversas áreas que serão oferecidas no estado, contando com profissionais da Ufra e instituições parceiras, dentro do limite legal de 1/3 de membros externos.

O projeto, cujo nome completo é “Treinamento e Capacitação de Recursos Humanos nas Comunidades Urbanas e Rurais, no estado do Amapá”, está vinculado ao Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), com gestão administrativa e financeira da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE). Entre os parceiros estão a UEAP, o CREA/AP, a Superintendência Federal de Agricultura e o SEBRAE.

IMG 20190610 WA0141