Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > CONSAD aprova resolução que dispõe sobre uso de nome social na Ufra
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

CONSAD aprova resolução que dispõe sobre uso de nome social na Ufra

  • Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 10h57
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h27

Nome social ufra banner

Em reunião ordinária realizada no último dia 29, o Conselho de Administração da Universidade Federal Rural da Amazônia (Consad/Ufra) aprovou uma resolução que estabelece normas que dispõem sobre o uso de nome social, trazendo benefícios para toda a comunidade universitária. Confira:

RESOLUÇÃO UFRA/CONSAD Nº 315/2019 - Estabelece normas para uso de nome social no âmbito da Ufra

De acordo com o documento, “o respeito à identidade de gênero e diversidade sexual é requisito indispensável para os valores universais da contemporaneidade democrática”, sendo a Ufra signatária de tais valores.

Além dos estudantes, também fica assegurado a servidores, estagiários e, no que couber, demais usuários da Ufra, cujo nome de registro civil não reflita sua identidade de gênero, o direito de uso e de inclusão do seu nome social nos registros, documentos e atos da vida funcional e acadêmica. Nome social é o prenome com o qual pessoas travestis, transexuais ou qualquer outro gênero se identifiquem e pelo qual prefiram ser chamados cotidianamente, em contraste com o nome oficialmente registrado e que não reflete sua identidade de gênero.

"A aprovação da resolução de uso de nome social representa um passo importante no que diz o respeito à identidade de gênero e à diversidade sexual na Ufra, assumindo, enquanto instituição de ensino, o compromisso de promover diversos valores que se voltam à dignidade humana, como respeito, pluralidade e identidade de todas as pessoas. Reforçamos com isso o quanto nos colocamos contra qualquer forma de discriminação, violência, ameaças ou constrangimento contra qualquer pessoa da nossa comunidade acadêmica”, declara o Pró-Reitor Adjunto de Gestão de Pessoas, Victor Oliveira.

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil