Página inicial > Últimas Notícias > Buscando eficiência em T.I., Ufra adquire Datacenter Modular em Container

Buscando eficiência em T.I., Ufra adquire Datacenter Modular em Container

• Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 10h16
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h31

container datacenter 2

No atual cenário mundial, a Tecnologia da Informação tornou-se uma ferramenta fundamental e indispensável para todos. Neste sentido, a Gestão Superior da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por intermédio da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), buscou no mercado soluções que melhor se enquadravam no cenário da universidade e identificou o Datacenter Modular em Container, também chamada de Centro de Dados Móvel de Alta Disponibilidade (CDMAD).

Esta solução conseguiu atender à realidade da Ufra com inúmeros benefícios, tais como: ser modular, escalável, móvel e plug & play, sendo também um ambiente seguro contra as mais diversas intempéries da natureza, entre outros.

No último dia 11 de junho, uma equipe da universidade realizou visita técnica à fábrica da empresa contratada, com o intuito de realizar inspeção, avaliação e testes das unidades e validar toda a logística de transporte do container adquirido.

A próxima etapa da aquisição será a instalação do container na Ufra, campus Belém. Tendo em vista que a tecnologia adquirida é plug & play, ou seja, do tipo “liga e funciona”, serão necessárias apenas algumas horas até que todos os equipamentos estejam completamente aptos a serem utilizados e disponibilizados a toda a comunidade.

Depois de instalado, a Ufra entrará em um novo patamar de estabilidade e segurança de seus dados institucionais, tanto acadêmicos quanto administrativos, pois o contêiner é dotado de complexo sistema de segurança física, sistema de detecção precoce a incidentes, sistema de detecção e combate a incêndio, além de total sistema de automação e monitoramento.

Com informações da STIC/Ufra.