Alunos da Ufra participam da Hackatruck, Laboratório Móvel de TI

• Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 13h51
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h32

Hackatruck 2

Cerca de 10 alunos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Belém, participam do HackaTruck MakerSpace, um laboratório móvel de tecnologia que leva capacitação profissional a estudantes de T.I. A programação, que chega pela primeira vez ao Norte do Brasil, está ocorrendo na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, por intermédio da Universitec e do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) do Guamá.

O HackaTruck MakerSpace, é um projeto itinerante de capacitação de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, na área de desenvolvimento iOS para aplicativos móveis com aplicação em Internet das Coisas (IoT). O caminhão do projeto oferece um espaço para que os alunos criem e desenvolvam protótipos relacionados aos temas estudados. Além de aulas presenciais, há também capacitação à distância. A inciativa conta com patrocínio da IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e é executada pelo Instituto de Pesquisas Eldorado.

No laboratório móvel, a capacitação abrange Programação Swift, Cloud Services, Serviços Cognitivos e Internet das Coisas, sempre de forma colaborativa. Com capacidade para 28 alunos por período, as capacitações acontecem através das parcerias firmadas com as IES de todo o país.

Hackatruck 1

Hackatruck 3

Luiz Flávio (IBM), prof. Fábio Bezerra (Ufra), Fabrício Sousa (Instituto Eldorado) e prof. Antônio Abelém (UFPA)