Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Ufra Capanema promove Dia de Campo na região de integração do Caeté
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Ufra Capanema promove Dia de Campo na região de integração do Caeté

  • Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 09h31
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h36

Figura 7 foto final participantes do evento

Diversos temas relacionados à produção agropecuária foram discutidos no último sábado, dia 08, durante o I Dia de Campo da Produção Agropecuária na Região de Integração (RI) do Rio Caeté. O evento, promovido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), ocorreu na Fazenda Dois Irmãos, no município de Peixe-Boi (PA). Ao todo, cerca de 100 pessoas participaram, entre produtores rurais, técnicos de campo e alunos.

O evento marcou a RI do Rio Caeté e promete ser itinerante e anual, contando sempre com uma programação voltada a difundir tecnologias desenvolvidas pela Universidade ao campo. A iniciativa foi uma realização do Grupo de Estudos de Melhoramento Genético Animal da Amazônia (MEGA), do Grupo de Estudos em Nutrição Animal e Forragicultura do Pará (GENAFOP) e do Grupo de Estudos em Ruminantes e Forragicultura da Amazônia (GERFAM), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da (PROEX/Ufra).

O dia de campo na Região de Integração do Rio Caeté foi coordenado pela professora Laís Costa Brito (campus Capanema), para atender à região de forma que os conhecimentos produzidos na Universidade cheguem ao campo, tomando sempre como base o tripé ensino, pesquisa e extensão. Na ocasião, foram abordadas temáticas voltadas à gestão da propriedade rural, sanidade do rebanho e alimentação animal, tendo como princípio o desenvolvimento sustentável.

Compuseram a cerimônia de abertura Paulo Afonso (Gerente Adepará - ULSA Capanema), o professor Ebson Pereira Cândido (Diretor da Ufra Capanema), Nelson Araújo (Diretor do SENAR da Regional do Caeté), Marcelo Pierre (Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração de Capanema) e Afrânio Urquisa (Gerente do Banco da Amazônia - Agência Capanema).

O evento foi composto por quatro estações, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e discutir sobre temáticas relevantes para a produção agropecuária. A primeira estação abordou a temática “Culturas destinadas a ensilagem”, ministrada por membros do GERFAM. Na ocasião, os produtores puderam ver e conhecer mais sobre silagens de diversas culturas e suas particularidades. Na segunda estação, com a temática “Gerenciamento da propriedade”, o engenheiro agrônomo Antônio Mariano (Sindicorte) abordou o monitoramento de dados da propriedade, de forma a promover um gerenciamento da propriedade com eficiência, mesmo sem acesso à internet.

Na terceira estação, o professor André Guimarães (UFPA) falou sobre “A utilização de subprodutos na alimentação animal”, mostrando as características dos subprodutos e a sua disponibilidade na região. Por fim, a quarta estação trouxe como tema a “Sanidade animal” e foi conduzida pelo médico veterinário Nivaldo Lima (Adepará - Capanema). Na estação, foram fornecidas informações sobre a febre aftosa e a raiva. Os participantes também puderam observar como deve ser realizada uma vacinação de forma eficiente e segura e receberam cartilhas com orientações sobre manejo sanitário.

Neste primeiro evento, diversos produtores estiveram presentes e demonstraram interesse em participar de mais eventos como este na região, para que, assim, o conhecimento seja compartilhado e novas tecnologias sejam difundidas pela Universidade. A Ufra campus Capanema está localizada em uma região estratégica, de muita diversificação da produção rural.

A produção agropecuária da região de integração do Rio Caeté possui grande potencial para desenvolvimento devido ao clima local e à disponibilidade de água, o que favorece o bom estabelecimento de forrageiras. Com o evento, potencialidades e problemáticas da região foram discutidas para desenvolver ações para o crescimento sustentável da região.

A realização deste dia de campo representa um marco para o desenvolvimento sustentável da produção animal na região, principalmente pela interação promovida entre produtores rurais, técnicos, estudantes e empresas privadas.

No encerramento do evento, foi realizado o lançamento oficial do “VII Dia de Campo da Produção de Ruminantes”, que será realizado no dia 24 de agosto de 2019, na Fazenda Escola de Igarapé-Açu (FEIGA-Ufra), localizada no município de Igarapé-Açu (PA). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.gerfam.com.br.

Com informações do GERFAM.

Figura 6 estação sobre sanidade animal

Estação sobre sanidade animal

Figura 1 Local sede do evento

Fazenda Dois Irmãos, local de realização do evento

Figura 2 comissão organizadora do evento

Comissão organizadora do evento

Figura 3 Estação sobre Culturas destinas a ensilagem

Estação sobre culturas destinadas a ensilagem

CARTAZ VII dia de campo da producao de Ruminantes em IgarapeAcu

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil