Ufra Capanema promove Dia de Campo na região de integração do Caeté

• Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 09h31
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h36

Figura 7 foto final participantes do evento

Diversos temas relacionados à produção agropecuária foram discutidos no último sábado, dia 08, durante o I Dia de Campo da Produção Agropecuária na Região de Integração (RI) do Rio Caeté. O evento, promovido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), ocorreu na Fazenda Dois Irmãos, no município de Peixe-Boi (PA). Ao todo, cerca de 100 pessoas participaram, entre produtores rurais, técnicos de campo e alunos.

O evento marcou a RI do Rio Caeté e promete ser itinerante e anual, contando sempre com uma programação voltada a difundir tecnologias desenvolvidas pela Universidade ao campo. A iniciativa foi uma realização do Grupo de Estudos de Melhoramento Genético Animal da Amazônia (MEGA), do Grupo de Estudos em Nutrição Animal e Forragicultura do Pará (GENAFOP) e do Grupo de Estudos em Ruminantes e Forragicultura da Amazônia (GERFAM), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da (PROEX/Ufra).

O dia de campo na Região de Integração do Rio Caeté foi coordenado pela professora Laís Costa Brito (campus Capanema), para atender à região de forma que os conhecimentos produzidos na Universidade cheguem ao campo, tomando sempre como base o tripé ensino, pesquisa e extensão. Na ocasião, foram abordadas temáticas voltadas à gestão da propriedade rural, sanidade do rebanho e alimentação animal, tendo como princípio o desenvolvimento sustentável.

Compuseram a cerimônia de abertura Paulo Afonso (Gerente Adepará - ULSA Capanema), o professor Ebson Pereira Cândido (Diretor da Ufra Capanema), Nelson Araújo (Diretor do SENAR da Regional do Caeté), Marcelo Pierre (Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração de Capanema) e Afrânio Urquisa (Gerente do Banco da Amazônia - Agência Capanema).

O evento foi composto por quatro estações, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e discutir sobre temáticas relevantes para a produção agropecuária. A primeira estação abordou a temática “Culturas destinadas a ensilagem”, ministrada por membros do GERFAM. Na ocasião, os produtores puderam ver e conhecer mais sobre silagens de diversas culturas e suas particularidades. Na segunda estação, com a temática “Gerenciamento da propriedade”, o engenheiro agrônomo Antônio Mariano (Sindicorte) abordou o monitoramento de dados da propriedade, de forma a promover um gerenciamento da propriedade com eficiência, mesmo sem acesso à internet.

Na terceira estação, o professor André Guimarães (UFPA) falou sobre “A utilização de subprodutos na alimentação animal”, mostrando as características dos subprodutos e a sua disponibilidade na região. Por fim, a quarta estação trouxe como tema a “Sanidade animal” e foi conduzida pelo médico veterinário Nivaldo Lima (Adepará - Capanema). Na estação, foram fornecidas informações sobre a febre aftosa e a raiva. Os participantes também puderam observar como deve ser realizada uma vacinação de forma eficiente e segura e receberam cartilhas com orientações sobre manejo sanitário.

Neste primeiro evento, diversos produtores estiveram presentes e demonstraram interesse em participar de mais eventos como este na região, para que, assim, o conhecimento seja compartilhado e novas tecnologias sejam difundidas pela Universidade. A Ufra campus Capanema está localizada em uma região estratégica, de muita diversificação da produção rural.

A produção agropecuária da região de integração do Rio Caeté possui grande potencial para desenvolvimento devido ao clima local e à disponibilidade de água, o que favorece o bom estabelecimento de forrageiras. Com o evento, potencialidades e problemáticas da região foram discutidas para desenvolver ações para o crescimento sustentável da região.

A realização deste dia de campo representa um marco para o desenvolvimento sustentável da produção animal na região, principalmente pela interação promovida entre produtores rurais, técnicos, estudantes e empresas privadas.

No encerramento do evento, foi realizado o lançamento oficial do “VII Dia de Campo da Produção de Ruminantes”, que será realizado no dia 24 de agosto de 2019, na Fazenda Escola de Igarapé-Açu (FEIGA-Ufra), localizada no município de Igarapé-Açu (PA). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.gerfam.com.br.

Com informações do GERFAM.

Figura 6 estação sobre sanidade animal

Estação sobre sanidade animal

Figura 1 Local sede do evento

Fazenda Dois Irmãos, local de realização do evento