I Prêmio Ufra Sustentável reconhece boas práticas socioambientais

• Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 14h03
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h38

premio ufra sust 2019 7

Os primeiros colocados do Prêmio, campus Belém:

profa. Vania Neu (Pesquisa), prof. Djacy Ribeiro (Extensão) e prof. Mário Lopes (Ensino).

Diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), desenvolvidos por profissionais do campus Belém, foram apresentados à comunidade acadêmica na última quarta-feira, 05, no Auditório Waldir Bouhid. Ao todo, 16 projetos participaram da primeira edição do Prêmio UFRA Sustentável: Pequenas Ações, Grandes Impactos, tendo sido avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais de diferentes áreas de atuação.

O prêmio, ocorrido no Dia Mundial do Meio Ambiente, também marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente UFRA 2019, que conta com uma programação multicampi ao longo do mês de junho. O evento é uma realização da Divisão de Sustentabilidade Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DSI/PROPLADI), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PROPED) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), com apoio de coordenações de cursos, diretorias de Campi, Assessoria de Comunicação (Ascom) e institutos.

A premiação visa reconhecer, divulgar e incentivar projetos e ações coordenados por docentes ou técnicos administrativos da Universidade, no âmbito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Compuseram a mesa de abertura o reitor da Ufra, professor Marcel Botelho, a pró-reitora de Planejamento, professora Silvana Rossy, o deputado federal Vavá Martins, a pró-reitora de Pesquisa, professora Nazaré Maciel, o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Jonas Castro, e a pró-reitora de Ensino, professora Ana Silvia Ribeiro. O hino nacional foi executado pela banda da Guarda Municipal de Belém, e o evento teve, ainda, apresentação do Teatro Matintando, de Abaetetuba (PA).

A comissão julgadora foi composta por convidados externos à instituição: a professora Maria Ludetano Araújo, da Universidade Federal do Pará (UFPA); o embaixador e agende do Projeto Lixo Zero Brasil, Heber dos Santos de Almeida; o jornalista João Jadson Furtado, editor e apresentador da TV Liberal; a engenheira ambiental e diretora jurídica da Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Pará (APEA), Ricelly Luciana do Rosário; e o jornalista Douglas Dinelli, âncora da Rádio CBN Amazônia.

A iniciativa busca promover a produção de conhecimento a respeito de boas práticas socioambientais que contribuam para a redução da poluição e preservação do meio ambiente, com foco em ações inovadoras. Além disso, tem como um de seus objetivos centrais identificar e dar visibilidade a pessoas e grupos cuja atuação esteja alinhada com os conceitos de sustentabilidade, à geração de trabalho e renda e à promoção da igualdade de gênero nos meios rural e urbano.

Os projetos concorreram em três diferentes categorias: Ensino, Pesquisa e Extensão. Cada um deles foi apresentado pelo seu respectivo coordenador durante 10 minutos. A avaliação da banca levou em consideração parâmetros como: uso de metodologias participativas; grau de impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade; promoção da cidadania e envolvimento social local e global; e estímulo às parcerias públicas e privadas, ao diálogo e à sociedade.

Confira os vencedores do I Prêmio UFRA Sustentável -  campus Belém:

ENSINO

1º lugar: “Conscientização de uso, reutilização e destinação correta de resíduos descartados na Universidade Federal Rural da Amazônia” – Coordenador: professor Mário Lopes.

PESQUISA

1º lugar: “Segurança hídrica e saneamento básico descentralizado por meio de tecnologias sociais na Região Insular de Belém” – Coordenadora: professora Vania Neu.

2º lugar: “Implementação dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em unidades de conservação no Pará: relações de gênero, conservação da sociobiodiversidade e acesso aos mercados” – Coordenadora: professora Ruth Helena Cirsto Almeida.

3º lugar: “Unidade experimental em recuperação de áreas degradadas” – Coordenadora: professora Gracialda Ferreira.

EXTENSÃO

1º lugar: “Programa de assistência a animais de tração e a seus proprietários na Grande Belém – Projeto Carroceiro” – Coordenador: professor Djacy Ribeiro.

2º lugar: “Projeto Viver com Qualidade” – Coordenadoras: Mylvia Kikushi e Sandra Macedo.

3º lugar: “Pesca e Arte na Amazônia: inclusão social e geração de trabalho e renda através do aproveitamento do pescado com mulheres” – Coordenadora: Jacqueline Abrunhosa.

3º lugar: "Plantas ornamentais, paisagismo e educação ambiental: contribuindo para transformações socioeconômicas e ambientais" - Coordenador: professor Luis Augusto Silva de Sousa.

“Que essas boas práticas sirvam de exemplo para toda a universidade e da universidade para a sociedade. Nós devemos que conquistar pelo exemplo, e não somente pelo discurso”, afirmou o reitor da Ufra, informando que pretende incentivar cada vez mais as práticas sustentáveis junto à comunidade acadêmica.

A programação da Semana do Meio Ambiente UFRA 2019 segue até o dia 12/06, de acordo com cada campus, trazendo palestras, oficinas, apresentações artísticas, filmes e feira da agricultura familiar. Confira a PROGRAMAÇÃO completa.

premio ufra sust 2019 2

premio ufra sust 2019 1