Página inicial > Últimas Notícias > Ufra lança projeto de formação e capacitação de profissionais no Amapá

Ufra lança projeto de formação e capacitação de profissionais no Amapá

• Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 10h54
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h42

projeto amapá

Com o objetivo de capacitar recursos humanos no estado do Amapá, especialmente em comunidades periféricas, para auxiliar no desenvolvimento da região, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) lançará, no próximo dia 10, o projeto Treinamento e Capacitação de Recursos Humanos nas Comunidades Urbanas e Rurais, no estado do Amapá” - Projeto Amapá.

O projeto prevê cinco cursos de especialização Lato sensu, que contam com o quadro de docentes e técnicos da Ufra, além de cerca de 60 cursos de extensão, que também contarão com instrutores da universidade e de instituições públicas parcerias do Amapá. O público alvo são profissionais de nível superior das mais diversas áreas e profissionais autônomos, tais como produtores rurais, funcionários públicos e estudantes. As atividades ocorrerão nos municípios de Macapá, Santana e arredores, que concentram mais de 90% da população do estado.

A iniciativa está vinculada ao Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), sob coordenação do professor Paulo Jorge O. P. Souza., com gestão administrativa e financeira da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE). Entre os parceiros estão a Universidade do Estado do Amapá (UEAP), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA/AP, a Superintendência Federal de Agricultura e o SEBRAE.

Dois dos cursos de especialização já tiveram início: “Irrigação e Gestão de Recursos Hídricos”, coordenado pelo professor Joaquim Alves de Lima Junior (campus Capanema), e “Agricultura de Baixo Carbono”, coordenada pela professora Antônia Benedita da Silva Bronze (ICA). Também ministraram os primeiros módulos os professores Rafael Magalhães de Aragão e Adriano Marlisom Leão de Sousa. As aulas tiveram início no último dia 03 na UEAP.

Cada turma tem 30 vagas e a seleção é feita por meio de processo seletivo específico. Em breve, terão início os cursos de especialização em “Saúde e Produção Animal” e “Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais”.

No dia 10 de junho, às 18h, ocorrerá a cerimônia de lançamento oficial do projeto, com a presença de autoridades locais e do reitor da Ufra, professor Marcel Botelho. O evento será realizado no auditório da UEAP, em Macapá, às 17h.

projeto amapá 2