Página inicial > Últimas Notícias > Professor de Paragominas apresenta trabalho em congresso na França

Professor de Paragominas apresenta trabalho em congresso na França

• Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 09h07
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h49

frança

O docente do campus Paragominas da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Gabriel Resque, participou do 4º Congresso Mundial de Agroflorestas (4th World Congress on Agroforestry), ocorrido de 19 a 22 de maio, em Montepellier, na França. O Congresso ocorre a cada cinco anos e, nessa edição, reuniu pesquisadores, técnicos, agricultores e agências de fomento a políticas públicas ligados ao tema das agroflorestas em escala global.

Durante o congress, o professor da Ufra apresentou o trabalho intitulado “Institutional markets as a driver public policy for the adoption of agroforestry systems in the Brazilian Amazon”. O trabalho aborda o potencial do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para favorecer a biodiversificação de agroecossistemas, traçando um comparativo entre os municípios da região de Paragominas. Um artigo completo relacionado ao tema foi recentemente publicado na revista Sustainability, intitulado “Agrobiodiversity and Public Food Procurement Programs in Brazil: Influence of Local Stakeholders in Configuring Green Mediated Markets”.

A pesquisa é parte do projeto de doutorado do docente na Universidade AgroParisTech (França), sob orientação de Christophe Le Page, Emilie Coudel e Marie-Gabrielle Piketty, pesquisadores do CIRAD (Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement).

A tese é financiada pelo projeto STRADIV (System Approach for the Transition to Bio-DIVersified Agroecosystems), e se enquadra na agenda de pesquisa do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do campus Paragominas, fundado pelo docente e atualmente coordenado pela professora Luciana Borges.