Página inicial > Últimas Notícias > Docente de Parauapebas profere palestra em evento nacional

Docente de Parauapebas profere palestra em evento nacional

• Publicado: Sexta, 31 de Mai de 2019, 19h06
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h42

protsio 1

No último dia 15 de maio, o professor Thiago Protásio, docente da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Parauapebas, proferiu a palestra “Biomassas para produção de pellets: desafios, perspectivas e mercado”, durante a programação do V Fórum Nacional sobre Carvão Vegetal e III Seminário de Energia da Biomassa Florestal. O evento, promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), ocorreu em Belo Horizonte (MG). Realizado a cada dois anos, é considerado o mais importante evento do setor de biomassa para geração de energia no Brasil. Este ano, mais de de 300 pessoas de várias unidades da federação participaram.

O docente tem se dedicado aos estudos da Energia da Biomassa Lignocelulósica e ao Desenvolvimento Tecnológico da Produção Sustentável de Carvão Vegetal e Lenha. Na palestra, o professor abordou as preocupações atuais referentes à dependência dos países de fontes fósseis de energia e os impactos ambientais, especialmente as elevadas emissões de gases intensificadores do efeito estufa, advindos da queima do petróleo, gás natural e carvão mineral. Além disso, na explanação do pesquisador, foi abordada a necessidade de utilização energética dos resíduos lignocelulósicos, por meio da densificação e produção sustentável de biocombustíveis pellets.

O prof. Protásio destaca que, atualmente, existem algumas principais perspectivas técnico-científicas referentes à produção e uso energético de pellets, com destaque ao uso de misturas de biomassas e a lavagem de partículas de madeira de eucalipto, com vapor de água aquecido, para remoção de íons cloreto, visando à adequação aos padrões de comercialização destes biocombustíveis sólidos.

Na opinião do docente, além da divulgação das pesquisas realizadas na Ufra Parauapebas, o evento proporcionou um avanço nas discussões referentes à produção sustentável de pellets de biomassas lignocelulósicas. O professor salienta que o campus Ufra Parauapebas tem realizado esforços concretos para a formação de engenheiros florestais aptos a atuarem nesse setor estratégico para o país.

Com informações da Ufra Parauapebas