Página inicial > Últimas Notícias > PRODUTORES RURAIS DE TOMÉ-AÇU-PA RECEBEM DOAÇÕES DE MANIVA-SEMENTE DA UFRA

PRODUTORES RURAIS DE TOMÉ-AÇU-PA RECEBEM DOAÇÕES DE MANIVA-SEMENTE DA UFRA

• Publicado: Quinta, 23 de Mai de 2019, 12h20
  • Última atualização em Quinta, 23 de Mai de 2019, 14h25

cultivar mandioca 3

Buscando auxiliar produtores rurais a produzirem mais e de maneira sustentável, estudantes do campus Tomé-Açu da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), do curso de Engenharia Agrícola, organizaram uma ação com produtores rurais do município que teve como plano a doação de manivas-sementes de uma cultivar de mandioca (Manihot esculenta Crantz cv. BRS-Poti). A iniciativa, realizada através de um projeto de pesquisa científica voltado para a adubação da mandioca, teve o objetivo de fortalecer a mandiocultura, que tem grande importância na região. A ação ocorreu no dia 18 de maio de 2019, na Feira de Produção Familiar de Tomé-Açu.

Segundo o professor Ronan Magalhães de Souza, que orientou a ação, o material genético doado apresenta boa resistência a uma das principais doenças que afetam os cultivos de mandioca no Nordeste Paraense, além de apresentar outros benefícios. “Esta cultivar é resistente à podridão mole das raízes e responde muito bem aos tratos culturais como adubação, irrigação e capina”, explica.

O projeto de pesquisa teve apoio do Sr. Benedito Dutra, um produtor do município de Tracuateua (PA) participante da Rede de Multiplicação e Transferência de Materiais Propagativos de Mandioca com Qualidade Genética e Fitossanitária – RENIVA -, que doou para a Ufra as manivas. Estas foram plantadas em campo e submetidas a estratégias de adubação nitrogenada. Após a coleta dos dados das variáveis analisadas, foram separadas manivas-sementes com o propósito de atender um dos objetivos do projeto.

Na ocasião, foram beneficiados produtores de farinha de comunidades rurais do Vale do Acará. Mais de 50 pessoas receberam, além das manivas, uma breve orientação acerca das características e recomendações da cultivar, havendo também registro de contato para que, posteriormente, os alunos realizem um monitoramento do desempenho da cultivar em campo, nas propriedades rurais que se beneficiaram das mudas e das devidas orientações.

Os alunos participantes da atividade foram: Francinete Almeida, Gicelly Maia, Josilene Dias, Ramon Rene e Waldenice Pinheiro. “Esta foi mais uma atividade da Universidade que visa, além do ensino e da pesquisa, a extensão, contribuindo cada vez mais com o desenvolvimento social, econômico e ambiental da região Norte”, declara o professor Ronan Souza.

IMG 20190522 WA0059

cultivar mandioca 4