ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Terça, 14 de Maio de 2019, 15h08
  • Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2019, 17h17

residencia pedagógica ccp 3

Nos dias 08 e 09 de maio, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Campus Capitão Poço, recebeu a visita da Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES) na Ufra, professora Lucineide Nascimento. No local, docentes da Universidade, com apoio de alunos do curso de Licenciatura em Computação, desenvolvem o Subprojeto de Informática em escolas do município.

As atividades são realizadas, geralmente, a partir do uso da computação desplugada, que consiste em ensinar os fundamentos da computação sem o uso direto do computador. Alunos e professores também fazem uso de seus próprios notebooks e os laboratórios de informática do próprio campus da Ufra, devido à falta de estrutura de algumas escolas.

Os professores-orientadores do campus que participam voluntariamente do programa são: Carlos Jean Ferreira de Quadros, Crisolita Gonçalves dos Santos Costa, Edson Koiti Kudo Yasojima, Fabrício Wickey da Silva Garcia, Maura da Silva Costa Furtado, Paulo Robson Campelo Malcher e Wanderso Cunha Pereira.

No dia 08, pela manhã, houve a entrega dos materiais solicitados pelos professores-orientadores para as atividades pedagógicas desenvolvidas nas escolas que participam do programa. Os materiais foram adquiridos com os recursos do Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica – Prof Licenciatura -, nos termos da Portaria CAPES Nº 219, de 27 de setembro de 2018.

À tarde, a equipe visitou a E.E.E.F.M. Osvaldo Cruz, que conta com o apoio da professora-preceptora Gracileide Bezerra Mota. De acordo com a Coordenadora Institucional, professora Lucineide Nascimento, essa escola passa por alguns problemas relacionados à infraestrutura por conta da inacabamento da reforma que começou em 2015. “Toda a comunidade escolar resiste bravamente aos problemas como a falta de eletricidade em um de seus pavilhões, a ausência de algumas portas e janelas e calor forte pela ausência de ventiladores suficientes e centrais de ar. Apesar de todos esses problemas, os alunos-residentes da Ufra desenvolvem suas atividades com êxito e foram muito elogiados pelos professores”.

No dia 09, pela manhã, a coordenadora visitou a E.E.E.M. Profa. Terezinha Bezerra Siqueira, cuja professora-preceptora é Francisca Francineuda Gomes Rossetti. Os alunos-residentes da Ufra também foram elogiados pelos professores e conseguiram, em acordo com a direção, fazer com que o Laboratório de Informática voltasse a funcionar na escola e desenvolver vários minicursos com os alunos.

Ainda no dia 09, à tarde, a escola visitada foi a E.E.E.F.M. Padre Vitaliano Maria Vari – SEDE, cuja professora-preceptora é Antônia Edleuza Alves. “Essa escola também está aguardando a mudança para uma nova sede e se encontra em reforma. A direção – na pessoa do Prof. Ronaldo Jorge Aarão Monteiro - e outros professores informaram que a escola está funcionando, temporariamente, com mais dois anexos, o que dificulta o deslocamento de professores e residentes. Nessa escola, as atividades de regência foram iniciadas por dois residentes, enquanto que os demais estão aguardando os horários reservados para a ministração de suas aulas e minicursos. Nessa escola, também os alunos-residentes da Ufra foram muito elogiados por sua participação nas atividades da escola, por sua assiduidade e pontualidade”.

A Coordenadora Institucional afirma que ficou satisfeita com o trabalho desenvolvido no município de Capitão Poço e parabeniza os professores-orientadores da Universidade, as professoras-preceptoras do programa, os alunos-residentes e todos os profissionais das escolas pelo desempenho, apoio e pela contribuição aos alunos da Educação Básica e à formação dos futuros profissionais da educação.

Com informações da Coordenação.

residencia pedagógica ccp 1

residencia pedagógica ccp 4