ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Terça, 14 de Maio de 2019, 12h51
  • Última atualização em Terça, 14 de Maio de 2019, 12h53
  • Acessos: 700

Com o objetivo de construir uma ambiência de respeito e valorização da diversidade humana, a Universidade Federal Rural da Amazônia lançará, no dia 16 de maio de 2019, o Programa Diversidade UFRA. A iniciativa é do Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM), criado em 2018 por um grupo de servidores da instituição, no âmbito da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes). Como primeira ação do programa, será realizada a mesa temática “Diversidade sexual como um direito humano”. O evento ocorrerá no dia 16, às 16h, no Auditório do Pavilhão de Aulas do campus Belém.

De acordo com a coordenadora geral do NEDAM e Diretora de Inclusão Social e Diversidade, professora Tatiana Pacheco, o novo programa representa o compromisso da instituição com o avanço e a ampliação das políticas de inclusão social e diversidade. “Destacamos o papel precípuo que as universidades possuem no fomento de ações que contribuam para a construção de uma cultura de acolhimento e valorização das diferenças e de defesa dos direitos humanos”, afirma.

A ideia é realizar ações educativas sistemáticas e contínuas, trabalhando em três eixos temáticos: “Mulheres: igualdade, respeito e proteção”; “Diferenças, diversidade sexual e direitos humanos”; e “Educação para a diversidade humana na Amazônia”. Serão rodas de conversa, campanhas com panfletagem em mídias sociais, sessões de filmes e documentários, entre outras atividades que ocorrerão ao longo do ano de 2019.

De acordo com a coordenadora, as ações do programa estão assentadas nos valores da Ufra como os de solidariedade, inclusão, dignidade, ética, cidadania e interdisciplinaridade. “Também estão orientadas pelos princípios constantes na Constituição Federal (1988) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Nº 9394/96), quanto ao pluralismo de ideias, o respeito à liberdade de aprender e divulgar o saber, a cultura e o pensamento, a consideração a diversidade étnico-racial, dentre outros”, explica a professora.

A primeira mesa temática terá a participação dos palestrantes Marcelo Spitzner, professor da Ufra Tomé-Açu, e Gleyson de Oliveira, historiador e presidente da ONG Olívia – Organização de Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará. O evento será transmitido via videoconferência para todos os campi da Ufra. Neste eixo temático, “Diferenças, diversidade sexual e direitos humanos”, o objetivo é centrar esforços para construir espaços de discussões sobre diversidade sexual e respeito às diferenças, com foco na população LGBT, mas também combatendo preconceitos de origem, raça, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

O programa Diversidade UFRA conta com a participação e o envolvimento de alunos, 12 docentes e grupos de pesquisa que desenvolverão pesquisas voltadas para as temáticas dos eixos de trabalho do programa. Conta, ainda com a parceria da Biblioteca da Ufra, por meio da participação de técnicos nas ações e apresentação de filmes através do projeto Bibliobreak.

IMG 20190513 WA0006