Página inicial > Últimas Notícias > MAIS DE 500 ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UFRA COLAM GRAU NOS SEIS CAMPI

MAIS DE 500 ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UFRA COLAM GRAU NOS SEIS CAMPI

• Publicado: Sexta, 10 de Mai de 2019, 12h06
  • Última atualização em Sexta, 31 de Mai de 2019, 13h00

formaturas2019 2

Teve início nesta segunda-feira, 06 de maio, a temporada de solenidades de outorga de grau da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Ao todo, 534 alunos de 27 turmas estão recebendo seus diplomas em cerimônias realizadas nos campi Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. Em Capitão Poço, as turmas de Engenharia Florestal e Biologia foram as primeiras a concluir a graduação na história do campus, assim como a turma de Administração em Parauapebas e de Zootecnia em Paragominas.

Em Belém, as primeiras a colarem grau, no Auditório Waldir Bouhid, foram as turmas de Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Cartográfica e Engenharia Florestal, no dia 08. No segundo dia, foi a vez das turmas de Agronomia, Licenciatura em Computação, Sistemas de Informação, Ciências Naturais (PARFOR) e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis. As solenidades foram presididas pela reitora em rxercício, Professora Janae Gonçalves.

Após o juramento das turmas, momento em que os formandos se comprometem a exercer suas profissões com competência, ética e dedicação, houve a outorga de grau. A Reitora em Exercício deu as boas vindas aos novos profissionais, que chegam a uma nova etapa de suas vidas. “Estamos num momento muito especial. Conseguimos formar não só profissionais, mas profissionais humanizados. A Ufra se compromete a trabalhar esse aluno desde a entrada nesta instituição através de ações de ensino, pesquisa e extensão e os prepara não só para o mercado de trabalho, mas também para melhorar a sociedade”.

A recém-graduada em Zootecnia Ana Karina Cardoso, emocionada, falou sobre sua trajetória na Universidade e a importância disso para ela e para sua família: “Esse curso é de cinco anos, mas especialmente para mim foram seis. Nesse tempo, muitas dificuldades surgiram, barreiras foram superadas e foram essas superações que me deram forças para continuar e estar vivendo esse momento agora, que para mim é muito importante”.

A oradora de uma das solenidades, Natália Malveiras, destacou as dificuldades em comum para muitos alunos durante a vida acadêmica, enfatizou a rotina árdua daqueles que, além de estudar, precisam trabalhar e ajudar os pais em casa e garantir as passagens para poder estudar. Em nome das turmas, ela agradeceu aos atores que apoiaram suas caminhadas: amigos, familiares, colegas, técnicos e professores.

Em todos os Campi, as cerimônias contaram com a presença de membros da Reitoria e Pró-Reitorias, diretores de Campus e coordenadores de curso. Em Tomé-Açu, os cursos de Administração e Ciências Contábeis tiveram suas segundas turmas concluídas. A Diretora, Profa. Ticiane dos Santos, parabenizou os novos bacharéis e destacou que entre os formandos há alunos que tiveram artigos científicos aprovados em eventos nacionais e internacionais, mostrando o potencial da formação da Ufra na região. A cerimônia ocorreu na Associação Cultural de Tomé-Açu, no dia 07, e foi presidida pela Pró-Reitora Adjunta de Ensino, Professora Ana Silvia Ribeiro.

O Diretor do Campus Paragominas, César Tenório de Lima, declara que a formatura da primeira turma do curso de Zootecnia foi motivo de muito orgulho. "O contexto de Paragominas é, essencialmente, agropecuário, onde profissionais dessa área são muito demandados. E a Ufra representa essa fonte de profissionais capacitados para atuar na área. Esses 20 novos zootecnistas ficarão disponíveis para o mercado de trabalho, podendo ser absorvidos por empresas e poder público. São profissionais que vão trabalhar diretamente com a produção animal na região, auxiliando no desenvolvimento rural", disse. Segundo ele, o município está desenvolvendo um projeto de reordenamento fundiário e começa a dialogar com a Universidade para discutir sistemas integrados de produção. Nesse sentido, "os cursos oferecidos pelo Campus são extremamente importantes". A cerimônia foi presidida pelo Reitor da Ufra, Professor Marcel Botelho, e ocorreu no dia 07.

Em Parauapebas, a solenidade foi realizada na Câmara Municipal dos Vereadores, no dia 09. Em Paragominas, outras duas cerimônias foram realizadas no dia 09, na Auditório da Faculdade Metropolitana. Em Capitão Poço, as colações ocorreram nos dias 06, 09 e 10 no auditório do Campus. Já o Campus Capanema realizará as solenidades nesta sexta-feira, 10, no Auditório Leônidas Vavassori.

formaturas2019 5

Campus Belém