Página inicial > Últimas Notícias > UFRA DESENVOLVE PROJETO DE HORTA SUSTENTÁVEL EM ESCOLA DE TOMÉ-AÇU

UFRA DESENVOLVE PROJETO DE HORTA SUSTENTÁVEL EM ESCOLA DE TOMÉ-AÇU

• Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 11h13
  • Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 11h30

horta sustentável tomé açu 1

Com o objetivo de conscientizar estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino a respeito da valorização da terra, dos alimentos e do meio ambiente, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Campus Tomé-Açu, por meio do Laboratório de Ensino de Física, implementou o Projeto Horta Sustentável na Escola Progresso Brasileiro, localizada no município.

Trata-se de um projeto de extensão da Ufra, coordenado pelo Professor Gildenilson Mendes Duarte, que conta com a parceria da escola, através da Professora Francisca Irla Lima Sousa. "O objetivo é levar para a comunidade, e especificamente aos alunos do ensino fundamental menor, uma maior conscientização sobre a valorização da terra, enfatizando que se pode garantir o cultivo de alimentos a partir do tratamento e valorização do solo", afirma o Professor Gildenilson Mendes Duarte. Durante a visita da Ufra à escola, foram realizadas demonstrações experimentais para os alunos. As próprias crianças recolheram, de casa, os restos orgânicos para a realização da compostagem.

De acordo com ele, um outro enfoque importante é mostrar aos pais e alunos da comunidade e povoados de Tomé-Açu que é possível reaproveitar materiais, os quais iriam contaminar o meio ambiente, para a produção de alimentos, focando na sustentabilidade, além de mostrar que a Universidade está a serviço da sociedade.

O professor ressalta, ainda, que a atividade teve impacto positivo na alimentação de alguns dos estudantes da Escola Progresso Brasileiro, que passaram a consumir hortaliças após a realização do projeto. “Esses alunos passaram a valorizar esses alimentos, uma vez que participaram de todo o processo de cultivo dos mesmos: preparação do solo, implementação do sistema de irrigação com materiais, os quais fazem parte do seu cotidiano (mangueiras e garrafas pet), preservação do meio ambiente, plantio e colheita”, diz.

Com informações do Projeto Horta Sustentável/ Campus Tomé-Açu

horta sustentável tomé açu 5