Página inicial > Últimas Notícias > UFRA CONCEDE TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA AO EX-DEPUTADO ANIVALDO VALE

UFRA CONCEDE TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA AO EX-DEPUTADO ANIVALDO VALE

• Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2019, 08h19
  • Última atualização em Sexta, 31 de Mai de 2019, 13h03

cerimonia 68 anos Banner

O aniversário de 68 anos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), celebrado no dia 17 de abril, foi marcado por uma grande cerimônia no Auditório Waldir Bouhid, Campus Belém, com a presença de alunos, servidores, gestores, ex-gestores, autoridades e representantes de entidades públicas e privadas do Pará. O evento foi marcado pela outorga do título de Doutor Honoris Causa - a maior honraria existente no meio acadêmico - ao ex-Deputado Federal Anivaldo Vale.

Historicamente, o título honorífico é concedido pelas universidades a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras, promoção da paz, de causas humanitárias, por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições, servindo de exemplo para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. Honoris Causa é uma expressão em latim que significa, literalmente, “por causa da honra”.

Anivaldo Vale é a terceira pessoa na história da Ufra a receber tal título. Anteriormente, ele foi concedido apenas ao ex-Diretor da então Escola de Agronomia da Amazônia (EAA), Professor Rubens Lima, e ao ex-Diretor da então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), Professor Virgílio Libonati. O novo Doutor Honoris Causa torna-se, portanto, o primeiro agraciado fora do meio acadêmico. A solenidade contou com a participação do Governador do Pará, Helder Barbalho, e do Vice-Governador, Lúcio Vale, e foi presidida pelo Reitor da Universidade, Professor Marcel Botelho. A mesa também contou com a presença do propositor da honraria, o ex-Reitor Manoel Tourinho, e do Deputado Federal Cristiano Vale.

O Reitor rememorou a história da instituição, desde sua criação, em 1951, como EAA, e a transformação em FCAP, e ressaltou o papel decisivo exercido pelo ex-Deputado na implementação da Ufra. “Em 2002, graças à sua ajuda incansável, juntamente com a equipe comandada pelo então Reitor Tourinho, nós passamos a ter o título de Universidade. Hoje nós comemoramos não só os 68 anos, mas uma evolução gigantesca que faz dessa instituição uma mola propulsora decisiva para o desenvolvimento sustentável da região”, declarou.

Em seu discurso, o Professor Manoel Tourinho falou sobre a trajetória de Anivaldo Vale, desde seu trabalho como porteiro no município de Ipanema (MG) na década de 1960, passando por sua atuação como escriturário, gerente e superintendente do Banco do Brasil e como presidente do Banco da Amazônia, até sua entrada no ramo da política. O Professor Tourinho destacou dois grandes projetos de autoria de Anivaldo Vale, enquanto Deputado Federal, cargo que exerceu pelo estado do Pará por três mandatos seguidos: a criação da Comissão da Amazônia de Desenvolvimento Regional e a criação da própria Ufra. “Não seria exagerado dizer que a criação da Ufra lhe trouxe a imortalidade perante a nossa história”, afirmou.

As solenidade contou com a leitura do Termo Indagativo de Outorga de Insígnias pelo Reitor da Ufra e do Termo de Concordância pelo homenageado, além do ritual de entrega das vestes talares - beca, samarra e capelo - e, finalmente, a entrega do diploma. O novo Doutor Honoris Causa da Ufra agradeceu a todos e disse que o título concedido pela Universidade foi uma grata surpresa e uma honra para ele. “Isso representa muito para mim e para a minha família. Recebo esta honraria com muita humildade. Estou realmente emocionado porque a história da Universidade se confunde com os interesses maiores do estado do Pará e da Amazônia. A Ufra tem esse papel formidável, que é o de ser uma semente do saber, do conhecimento e do desenvolvimento na nossa região”, afirma.

Durante a cerimônia, o hino da Ufra foi executado pela aluna do curso de Letras Libras Rebeca de Jesus Brito Monteiro (voz), juntamente com o Professor Marcus Braga (baixo). O evento também contou com apresentação do Grupo Frutos do Pará, liderado pelo Professor Paulo Jorge Souza, e foi finalizado com o corte do bolo.

Entre os presentes, estavam a Vice-Reitora, Professora Janae Gonçalves; o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Professor Carlos Maneschy; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração, Energia e Turismo, Iran Lima; o Secretário de Saúde, Alberto Beltrame; o Secretário de Segurança Pública, Uálame Machado; a Diretora do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Ana Luiza Albernaz; o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Carlos Xavier; o Ouvidor Geral do Estado, Arthur Houat; o Presidente do Banpará, Braselino Assunção; os Deputados Estaduais Renato Ogawa e Alex Santiago; e o Presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Bruno Kono.

Também participaram da cerimônia os Pró-Reitores da Ufra: Profa. Ruth Falesi (PROEN), Profa. Nazaré Maciel (PROPED), Prof. Eduardo Lima (PROEX), Saulo Wanzeler (PROGEP), Profa. Silvana Rossy (PROPLADI), Profa. Iris Lettiere (PROAES) e Marcelo Robson Vilela (PROAF); diretores, coordenadores, alunos, professores, técnicos e funcionários terceirizados da Ufra.

Texto: Jussara Kishi

Fotos: Mário Guerrero