ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 11h51
  • Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 12h01

pibid 2019.4

PIBID/UFRA: a formação de licenciandos consolidada pela vivência e dinâmica nas escolas públicas do Pará

No período de 08 a 11 de abril de 2019, a coordenadora institucional do PIBID/UFRA, professora Ana Lídia do Nascimento esteve acompanhando as atividades do programa nas escolas e nos Campi de Capitão Poço (curso de Licenciatura em Computação) e Tomé-Açu (curso de Licenciatura em Língua Portuguesa), realizando a entrega do material de expediente comprado com os recursos do Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que tem como um de seus objetivos elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, tem construído práticas e vivências significativas para nossos discentes dos cursos acima citados. Os discentes bolsistas e não-bolsistas têm se identificado com a atuação no PIBID no sentido de visualizarem no mesmo a oportunidade necessária e fundamental para a identificação com a carreira do magistério, por meio da aproximação com a realidade da escola pública, com os seus alunos, comunidade escolar e com o entorno da escola.

Com isso, percebe-se que os discentes constroem um maior conhecimento da escola pública, seus problemas e desafios, e também se colocam como protagonistas e sujeitos em condições de contribuir para melhorá-la. Na opinião da coordenadora institucional, foi importante ver a melhoria do processo e o retorno na formação do licenciando. “O que percebi é que os bolsistas do PIBID incorporaram muito bem o fazer pibidiano, conseguindo descrever qual a sua função na escola, transitando em todos os ambientes e, em especial, na área do subprojeto a que estão vinculados, e perceber a sua melhoria enquanto bolsistas do PIBID, interagindo com os alunos, com os professores, com os pais dos alunos, com a coordenação pedagógica, enfim com toda a comunidade escolar”, declara a professora Ana Lídia do Nascimento.

Desse modo, por meio do PIBID, a Ufra constrói mecanismos de fortalecimento entre os cursos de licenciatura e as escolas públicas, objetivando uma educação de qualidade.

Texto e fotos: Coordenação PIBID/Ufra

pibid 2019.3