UFRA CAPITÃO POÇO CELEBRA 14 ANOS DO CAMPUS E 68 ANOS DA UNIVERSIDADE

• Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 18h02
  • Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 18h07

Capitão Poço 14 anos 8

A comunidade acadêmica do Campus de Capitão Poço da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) esteve em festa na última quarta-feira, 10. O aniversário de 14 anos do Campus e o aniversário de 68 anos da Universidade foram comemorados simultaneamente, com uma cerimônia que contou com a presença de alunos, ex-alunos, servidores, ex-servidores, ex-gestores, autoridades locais e representantes da comunidade em geral. Além de um grande bolo, a celebração contou com diversas homenagens a pessoas que marcaram a história do Campus, contribuindo para sua implantação, seu desenvolvimento e sua consolidação.

A mesa foi composta pela Vice-Reitora da Ufra, Profa. Janae Gonçalves; o Diretor do Campus, Professor Raimundo Thiago Lima; o representante da Prefeitura de Capitão Poço, Secretário Raimundo Mota; a Profa. Marluce Santa Brígida, representante dos docentes; e o representante da Prefeitura do município de Irituia, Raimundo Pinto.

O Diretor fez um apanhado histórico do Campus, cujas atividades tiveram início em 2005. Segundo ele, a demanda pela implantação de uma universidade na região teve início ainda na década de 1990, com a chegada do primeiro polo da Universidade Federal do Pará (UFPA). Hoje, destacou o Prof. Raimundo Thiago Lima, é possível observar uma transformação da sociedade graças à presença da Ufra, cujo Campus já está consolidado e integrado à região. “Todos os dias nós enfrentamos obstáculos, mas visualizar hoje o Campus, com mais de 1.000 alunos, 54 professores, 24 técnicos, 5 cursos de graduação e mais um curso a caminho, mostra que essa batalha valeu a pena e que a universidade vai permanecer”, afirmou.

A Vice-Reitora e o Diretor realizaram uma homenagem a pessoas da comunidade acadêmica e da comunidade externa que tiveram grande relevância para a história do Campus. Entre os homenageados da comunidade acadêmica estavam: os ex-Diretores do Campus, Prof. Heráclito Eugênio, Profa. Lucila Monfort, Prof. João Augusto Neto e Profa. Maria Auxiliadora Feio Gomes; o ex-Reitor, Prof. Sueo Numazawa; o ex-Vice-Diretor e atual Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, Prof. Cândito Neto; a Profa. Marluce Santa Brígida; o ex-Gerente Administrativo Alberto Cruz; o técnico administrativo Osvaldo Noronha; e o Prof. Ítalo Albério. Já as homenagens a personalidades externas incluíram o ex-Prefeito Aladir Siqueira (in memoriam), o vice-Governador Lúcio Vale, e o atual Prefeito de Capitão Poço, João Tonheiro.

A Profa. Janae Gonçalves ressaltou a importância do processo de interiorização da Universidade. “A expansão multicampi é uma ação de muito peso e muita responsabilidade. E ao longo de todo esse processo, a gente compara o passado com tudo o que construímos hoje e só podemos agradecer a todos os que acreditaram na transformação pela educação”, declarou.

A estudante do 5º semestre do curso de Biologia Ana Paula Coutinho conta que testemunhou as mudanças na região com a implantação da Ufra no município. “A Universidade tem um papel muito importante para a nossa sociedade e desde que chegou houve uma mudança na visão das pessoas sobre a educação. Para o meu pai, que não teve oportunidade de fazer um curso superior, é um orgulho ter dois filhos estudando aqui”, conta a jovem, que planeja dar continuidade aos estudos cursando mestrado e doutorado e, no futuro, voltar para trabalhar em Capitão Poço. “Quem sabe um dia voltarei como professora da Ufra”, diz.

Capitão Poço 14 anos 4

Capitão Poço 14 anos 2