CAMPUS CAPANEMA INAUGURA ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA NA UFRA CAMPINHO

• Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 14h31
  • Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 14h34

Capanema centro convivência 1

Alunos e servidores do Campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) em Capanema agora contam com um espaço para lazer localizado na Ufra Campinho. A nova estrutura conta com sofás e mesas para jogos de cartas, pebolim, sinuca e ping-pong, que ficarão à disposição da comunidade acadêmica.

A cerimônia de inauguração ocorreu na última quarta-feira, 10, e integrou a programação oficial do aniversário de 68 anos da Universidade. Participaram do evento a Vice-Reitora, Profa. Janae Gonçalves; o Vice-Diretor do Campus, Prof. Joaquim Alves; o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Eduardo Lima; e o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Prof. Cândido Neto.

A assistente social Jéssica Melo explica que o espaço de convivência é fruto de uma demanda do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Setor de Atendimento Estudantil do Campus, identificada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) por meio de pesquisas. A implantação da área se deu através das Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis (PROAES) e de Extensão (PROEX).

Para a servidora, um espaço como esse é importante não apenas como opção de lazer, mas também para a saúde mental dos discentes. “Muitos dos nossos alunos vêm de outras localidades e deixam seus familiares e amigos para estudar em Capanema, que é uma cidade-polo. Esse espaço representa um momento de socialização, para sair um pouco da sala de aula, contribuindo com a qualidade de vida na academia e com a saúde mental desses estudantes”, afirma a assistente social.

O Vice-Diretor destacou que a aquisição tem um grande valor para o Campus, integrando ainda mais alunos e servidores. A celebração também ocorre na mesma semana em que o Campus completa seis anos de atividades, comemorados no dia 12 de abril. Segundo o Prof. Joaquim Alves, a Ufra Capanema conta hoje com mais de 800 alunos, além de 65 professores e 18 servidores técnico-administrativos. “Já temos turmas formadas aqui no Campus com alta qualificação e ficamos muito felizes porque o mercado de trabalho local está aquecido. Estamos em um momento de consolidação do Campus, não só em termos de infraestrutura, mas de pessoas”, disse.

A Vice-Reitora relatou um breve histórico da Universidade e ressaltou a importância do processo de interiorização para o desenvolvimento regional. “Capanema era uma região sedenta por uma universidade. E vocês é que vão fazer a diferença no desenvolvimento do município  e da região; vocês são a principal parte nessa construção. Desejamos que vocês permaneçam e compartilhem com a sociedade o conhecimento adquirido”, declarou a Profa. Janae Gonçalves aos discentes.

O Prof. Eduardo Lima e o Prof. Cândido Neto apontaram que, mais do que técnicos, a Ufra busca formar cidadãos. Em nome dos alunos, a Secretária Geral do DCE, Ana Carolina Martins Neves, agradeceu a todos os que contribuíram para que a área pudesse ser inaugurada: “Cuidem desse espaço porque ele é nosso e será daqueles que ainda virão”. A cerimônia de inauguração do espaço de convivência e de aniversário da Ufra foi encerrada com apresentações musicais de alunos do Campus.

Capanema centro convivência 3

Capanema centro convivência 4