GOVERNO DO PARÁ LANÇA PROGRAMA DE BOLSAS EM PARCERIA COM UNIVERSIDADES

• Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 12h50
  • Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 12h43

Bolsa Pará Agência

Os reitores das instituições públicas de ensino superior do Pará participaram, na última quinta-feira (04), da cerimônia de lançamento do Programa “Bolsa Pará”, presidida pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, no município de Marabá (PA). O evento ocorreu durante a programação do "Governo Por Todo o Pará". O programa irá ofertar 459 bolsas de estudos para mestrado, doutorado e iniciação científica em todo o Pará.

Além do Diretor-Presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Carlos Edilson Maneschy, participaram do lançamento: o Reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Professor Marcel Botelho; o Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Professor Emmanuel Tourinho; o Reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Professor Maurílio Monteiro; o Reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Professor Rubens Cardoso da Silva; o Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Professor Hugo Diniz; e o Reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Professor Cláudio Alex da Rocha.

Na oportunidade, os reitores entregaram uma carta ao Governador solicitando apoio à proposta que tramita na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) para destinar 20% da Compensação Financeira pela Exportação de Recursos Minerais (CFEM) às ações de políticas públicas de Ciência & Tecnologia, além de garantir 0,3% da receita corrente líquida para que a Fapespa fomente projetos de pesquisa e pós-graduação das universidades. Em seu discurso, o Governador ratificou o apoio ao desenvolvimento da educação em todos os níveis como elemento fundamental para o crescimento do estado e manifestou apoio ao pleito dos reitores.

Foto: Marcelo Seabra/ Agência Pará