Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > COMUNICADOS E NOTAS > Ufra cumpre 100% dos itens da Política de Integridade Pública
Início do conteúdo da página
COMUNICADOS E NOTAS

Ufra cumpre 100% dos itens da Política de Integridade Pública

  • Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 13h19
  • Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 14h54
  • Acessos: 2160

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) alcançou a meta de 100% no atendimento dos itens da Política de Integridade Pública do Governo Federal. O resultado consta no Painel da Integridade Pública da Controladoria Geral da União (CGU), uma ferramenta que apresenta um panorama, do ponto de vista ético, dos órgãos e entidades que compõem o Poder Executivo Federal. Confira: http://paineis.cgu.gov.br/integridadepublica/index.htm

A avaliação é composta por oito itens: Indicação de Unidade de Gestão de Integridade; Definição de Fluxo Interno para Verificação de Situações de Nepotismo; Instituição de Unidade de Comissão de Ética; Definição de Fluxo Interno para Análise de Consultas sobre Conflito de Interesses; Designação de Área Responsável pela Condução de Processos Disciplinares; Realização de Levantamento de Riscos para a Integridade; e Aprovação do Plano de Integridade.

De acordo com a Pró-Reitora de Planejamento da Ufra, Professora Silvana Rossy, o índice de atendimento em nível nacional está, atualmente, em apenas 68%, sendo a Ufra um dos órgãos que alcançaram a meta de 100%. O prazo para o atendimento, que foi prorrogado em 2018, encerra-se nesta sexta-feira, dia 29/03/2019.

“Para alcançarmos essa meta, houve um trabalho conjunto, coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI) e pelas instâncias de integridade da Ufra: Auditoria Interna (Audin), Ouvidoria, Comitê de Ética e Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD), envolvendo também todos os gestores da Universidade, no compromisso com a integridade e a ética pública na instituição”, declara a Pró-Reitora. O resultado revela um avanço na Governança e no conjunto de medidas institucionais voltadas para a prevenção, a detecção, a punição e a remediação de fraudes e atos de corrupção.

O processo, explica, embora não seja novo para a instituição, pois está alinhado à Política de Riscos que já vinha sendo trabalhada em diferentes níveis, recebeu maior atenção com a construção do Plano de Integridade (https://propladi.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=123&Itemid=319).

“O avanço se deve, principalmente, por conta de uma mudança de foco da análise: antes focava diretamente nos aspectos operacionais ou financeiros, por exemplo, mas agora temos como foco principal a integridade como um todo.  De tal forma que os chamados ‘riscos para a integridade’ têm o seu processo de identificação facilitado e, assim, maior rigor no estabelecimento de medidas de tratamento”, explica a gestora.

Ela destaca que é importante compreender que se trata de um processo contínuo, ou seja, todas as unidades da Ufra estão convidadas a empreenderem, de forma orientada, a gestão dos riscos sob a ótica da integridade, garantindo o alcance dos objetivos estratégicos, utilizando procedimentos simplificados e rastreáveis. “O que estamos fazendo é seguir as orientações da CGU e da nossa Auditoria Interna, mas adaptando-as para situações específicas da nossa instituição, sempre com a perspectiva de prestar informações com rigor e confiabilidade para nossa comunidade externa e interna”.

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil