Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > AGENDA DE EVENTOS > CAMINHADA - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO - 31/03
Início do conteúdo da página
AGENDA DE EVENTOS

CAMINHADA - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO - 31/03

  • Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 09h54
  • Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 13h55
  • Acessos: 1410

Projeto TEA 2

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por meio do Projeto TEA e do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (Acessar), promoverá, neste domingo (31/03), a Caminhada em Alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A ação ocorrerá em Belém, a partir das 9h da manhã, com concentração na Praça Batista Campos. O objetivo é apresentar as ações da Universidade em favor da inclusão de pessoas com autismo, além de informar a população sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Celebrado no dia 02 de abril, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 como forma de estimular a reflexão acerca do tema. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que esse tipo de transtorno atinja cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, 2 milhões somente no Brasil.

Curso de TEA

Por meio do Projeto TEA, a Ufra está promovendo o “Curso de Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro do Autismo: questões pedagógicas e gerenciamento de processos inclusivos” em todos os seis Campi da instituição: Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. A iniciativa é fruto de parceria com o Ministério da Educação (MEC) e as Prefeituras envolvidas. O curso tem como objetivo oferecer formação presencial a professores da rede pública em exercício para atuar no atendimento educacional especializado para estudantes com transtorno do espectro autista.

Assim, o curso visa desenvolver reflexões teóricas e atividades práticas para aplicação nos processos de ensino a estudantes com TEA e contribuir com o processo de inclusão educacional de pessoas com TEA através da qualificação dos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado e nas classes regulares da Educação Básica.

São ofertadas 360 vagas por polo. A carga horária é de 180h, tendo sua aula inaugural ocorrido no dia 12 de dezembro de 2018. Os módulos do curso estão ocorrendo entre os meses de janeiro de 2019 a junho de 2019 nos multicampi da Ufra de cada município selecionado. A coordenação é da Professora Flávia Marçal Pantoja de Araújo.

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil