ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 12h19
  • Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2019, 12h22

NEPE 2019 7

Quase 300 calouros da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, estão participando, desde o último dia 11, das aulas do Programa de Nivelamento Elementar para Engenharias (NEPE). Em sua segunda edição, o nivelamento é destinado aos alunos recém-aprovados nos cursos de Agronomia, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Zootecnia, Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação.

O curso, que segue até esta sexta-feira, 15, é uma promoção do Instituto Ciberespacial (ICIBE), com apoio da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), e está sendo realizado no Pavilhão de Salas de Aula e no Anfiteatro do ICIBE. As aulas são ministradas por professores e alunos, que atuam como monitores, e buscam atender aos estudantes que estão entrando na Universidade, para que haja redução das dificuldades em algumas das principais disciplinas do primeiro semestre, tais como Física Elementar, Matemática, Álgebra e Lógica de Programação. O Professor Walace Elias, um dos coordenadores, explica que, dessa forma, é possível proporcionar a estes estudantes maior segurança ao cursar disciplinas obrigatórias e promover melhorias no meio acadêmico.

Caloura de Engenharia Ambiental, Juliana Cardoso destaca a importância do programa no início da vida acadêmica: “A maioria entra na universidade pública vindo direto de um ensino médio público, que é muito deficitário, e alguns ainda vêm do interior, que nem sempre oferece alguns tópicos das matérias. Além disso, a iniciativa é muito importante, pois muitos desistem do curso com medo de não conseguir concluir a matéria”.

Com a experiência de 2018, quando o NEPE foi ofertado pela primeira vez, o professor afirma que já foi possível notar melhorias. Segundo ele, alguns alunos do ano passado que participaram do curso já estão ministrando aulas para os calouros 2019. Um desses alunos é Antônio Castro, estudante de Engenharia Cartográfica. Ele relata que passou por um processo de seleção para se voluntariar na monitoria deste ano e, após essa etapa, teve uma preparação para ministrar as aulas. “O curso, em si, já ajuda na preparação do material da aula e, além disso, temos acesso a slides. Também é importante ter afinidade com a matéria”, conta.

O NEPE foi desenvolvido depois que professores notaram a dificuldade de alguns alunos em lembrar noções básicas de matemática que são necessárias para algumas disciplinas. Com isso, alguns estudantes se disponibilizaram a ajudar os professores, como é o caso de Dikson Souza, discente de Engenharia Cartográfica. Ele ingressou na Ufra em 2017, quando ainda não havia o curso de nivelamento, e conta que precisou buscar outras formas para relembrar as matérias, com estudos em casa, por meio das plataformas digitais e livros. Hoje ele é monitor do NEPE.

A edição de 2019 do NEPE teve um total de 310 inscritos e em torno de 280 alunos participando efetivamente dos cursos. Esta edição conta, ainda, com uma segunda etapa que será realizada durante o próximo recesso acadêmico, com aulas relacionadas às matérias que os alunos terão no segundo semestre.

NEPE 2019 1

NEPE 2019