ptzh-CNenfrjaes

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA MULHER UFRA SEGUE ATÉ SEXTA-FEIRA (15)

• Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 14h04
  • Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 14h09
  • Acessos: 570

Um dos destaques é o bate-papo com ribeirinhas da ONG ORVAM, vítimas de acidentes com embarcações.

Nesta quinta-feira, 14 de março de 2019, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) promoverá um bate-papo com mulheres da Organização Não Governamental dos Ribeirinhos Vítimas de Acidentes de Motor (ORVAM). O evento ocorrerá às 9h, no Auditório da Biblioteca do Campus Belém, e compõe a programação da Semana da Mulher UFRA, em alusão ao Dia Mundial da Mulher, que ocorre em todos os Campi.

Durante o bate-papo, a equipe do ORVAM estará realizando coleta e recebendo doações de cabelos a partir de 30 cm para serem usados na fabricação de perucas para mulheres vítimas de escalpelamento. Trata-se do tipo de acidente mais frequente nas embarcações na Amazônia e acontece quando as vítimas, crianças ou adultos, têm seus cabelos repentinamente puxados pelo eixo do motor, arrancando bruscamente todo ou parte do seu couro cabeludo. A ONG foi fundada em 2011 e tem como objetivo trabalhar no acolhimento e na recuperação da autoestima de pessoas que sofreram esse tipo de acidente nas áreas ribeirinhas da região.

A Semana da Mulher da UFRA é voltada a estudantes, professores, técnicos e colaboradores da Universidade, além da comunidade externa que frequenta os espaços e utiliza os serviços da instituição. O objetivo é disseminar os conteúdos relativos à inclusão, com foco na superação da violência, do preconceito e da discriminação contra a mulher, por meio de atividades educativas, de promoção e defesa dos direitos humanos. Outros temas debatidos durante as atividades são empreendedorismo feminino, saúde e combate ao assédio e à violência, mas a programação também conta com atividades culturais e de bem-estar.

Segundo a Professora Flávia Marçal, uma das coordenadoras do evento, a programação foi pensada considerando a necessidade de expandir a disseminação do conhecimento para fora das salas de aulas e nos mais diversos espaços, como o Bagé (ônibus circular interno do Campus da Ufra) ou as paredes do Pavilhão de Sala de Aula. “Em tempos de denúncias e de tantos casos de violência de gênero em nosso país, a Ufra não foge ao seu compromisso institucional de promover a educação em e para os Direitos Humanos”, afirma.

A programação conta com ações como intervenções temáticas, exposições fotográficas, exibição de curtas metragens e sarau literário, desenvolvidas no âmbito da disciplina “Educação em Direitos Humanos”, ministrada pela professora no curso de Letras Libras, e no âmbito de diversos projetos, grupos de pesquisa e setores da Universidade, com participação ativa dos alunos tanto na organização quanto na execução das atividades. “Ações como esta garantem, portanto, o revisitar aos constitucionais conceitos de igualdade e liberdade, garantindo sua aplicabilidade através de mecanismos e ações de educação como fundamento de uma sociedade justa à que todos e todas temos o inalienável direito”, declara a professora.

A Semana da Mulher da UFRA 2019 é uma promoção conjunta entre diversos setores da instituição: Reitoria, Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM), Grupo de Pesquisa em Educação Especial, Direitos Humanos, Acessibilidade e Tecnologias (GEDHAT), Grupo de Pesquisa em Gênero e Ruralidades na Amazônia (GERAM), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Biblioteca, Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), Assessoria de Comunicação (Ascom), Curso de Letras Libras Belém, Projeto TEA e Pró-Reitoria de Ensino (PROEN).

Confira a PROGRAMAÇÃO completa.

Confira fotos de parte da programação já realizada:

semana da mulher prog 2

semana da mulher prog 4