Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptzh-CNenfrjaes

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

BENEFÍCIOS FINANCEIROS DECORRENTES DE AÇÕES DA AUDITORIA INTERNA DA UFRA

  • Publicado: Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 14h48
  • Última atualização em Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 14h48
  • Acessos: 572

Benefícios financeiros obtidos decorrentes de ações da Auditoria Interna foi superior a meio milhão de reais

A Unidade de Auditoria Interna Governamental da Universidade Federal Rural da Amazônia (AUDIN/UFRA) realiza, periodicamente, uma série de ações de auditoria nas unidades administrativa e acadêmicas para avaliar a aplicação de recursos públicos, bem como a execução de programas de governo com recursos federais e a gestão dos administradores. Essas ações são decorrentes da atuação preventiva da AUDIN e faz parte da estratégia de acompanhar os atos de gestão com o intuito de manter o acompanhamento contínuo e sistemático dos principais atos praticados pelos gestores da UFRA.

As ações de auditoria são importantes instrumentos de interação com os gestores para agregar valor à gestão, prevenir desvios ou evitar a má aplicação de recursos públicos, atuando de forma preventiva, de modo a permitir ao gestor a possibilidade de elaborar plano de ação para mitigar os riscos de possíveis impropriedades.

Assim, quando as recomendações emitidas pela auditoria são implementadas pelos gestores, elas causam impactos positivos na gestão pública, sendo, portanto, resultante do trabalho conjunto da AUDIN e da gestão da Universidade.

Os impactos positivos, de acordo com a Instrução Normativa nº 4/SFC-CGU, de 11 de junho de 2018, são classificados em: a) Benefícios Financeiros e b) Benefícios não financeiros.

Em 2018, os benefícios financeiros contabilizados aos cofres públicos, por meio das recomendações emitidas pela AUDIN nas ações de auditoria realizadas no período de 06 de junho de 2016 a 31 de dezembro de 2017, cujas recomendações foram devidamente implementadas pela gestão, totalizou em mais de quinhentos mil reais, além da melhoria da qualidade dos serviços públicos oferecidos pela Universidade à sociedade.

Na tabela abaixo, é possível verificar os valores dos benefícios financeiros homologados pela AUDIN, que permitiram uma economia de R$ 525.320,65 de recursos públicos federais, no âmbito da UFRA.

Benefícios Financeiros Apurados em 2018

BENEFÍCIO FINANCEIRO

(Em Reais)

2016

2017

TOTAL

Recuperação de valores pagos indevidamente

0,00

449.448,50

449.448,50

Suspensão de pagamento continuado indevido

59.220,00

16.652,15

75.872,15

TOTAL

59.220,00

466.100,65

525.320,65

Fonte: Plano Providências Permanente das recomendações da Auditoria Interna.

Os benefícios não financeiros são aqueles que, embora não sejam possíveis de representação monetária, demonstrem impacto positivo na gestão de forma estruturante, tais como: a) melhoria gerencial; b) melhoria nos controles internos; c) melhorias nos processos de gestão; e d) aprimoramento normativo dos atos dos gestores. Nesta seara os benefícios homologados pela AUDIN, em 2018, estão descritos no quadro a seguir:

  Benefícios Não Financeiros Apurados em 2018

BENEFÍCIOS NÃO FINANCEIROS – Impactos positivos na Gestão

Setor

Adoção de Procedimentos Padrão Operacional (POP); implementação de check-lists; e otimização das rotinas do setor.

PROGEP

PROAF

PROEX

PROPED

Solicitação do gestor para abertura de procedimentos para abertura apuração de responsabilidade e de possíveis lesões ao patrimônio público.

PROGEP

Implementação das recomendações emitidas o que possibilitou significativas melhorias no atendimento das demandas do e-Sic.

OUVIDORIA

Implementação das recomendações emitidas o que possibilitou significativas melhorias no atendimento das demandas do e-Ouv.

OUVIDORIA

Mapeamento, por meio de fluxograma, dos processos relacionados à contratação, manutenção e encerramento de bolsa estágio; criação e lançamento no site da PROEX de procedimentos Operacionais Padrão (POP), tendo como objetivos principais padronizar, formalizar, regulamentar e dar publicidade de todas as etapas dos processos que envolvam bolsa estágio; criação e desenvolvimento de sistema informatizado de controle, denominado Sistema de Gestão de Estágios Não Obrigatórios (SGE); organização interna da documentação relacionada à bolsa estágio; organização interna e determinação dos fluxos documentais visando o devido arquivamento dos documentos físicos.

PROEX

Mapeamento, por meio de fluxograma, dos processos relacionados à contratação, manutenção e encerramento de bolsa do Programa de Residência Médico-Profissional (RMP); criação e desenvolvimento de sistema informatizado de controle no SIGAA.

PROPED

O gestor, após as ações apuratórias iniciais e de direito ao contraditório e ampla defesa aos servidores que se encontravam com possíveis irregularidades de acumulação irregular de cargos e com possíveis exercício irregular de atividades incompatíveis com o regime de Dedicação Exclusiva (DE), encaminhou à Comissão Permanente de Processos Administrativos Disciplinares (CPPAD) 19 processos para instauração de PAD, cujos procedimentos estão em andamento no âmbito UFRA.

PROGEP

Fonte: Plano Providências Permanente das recomendações da Auditoria Interna.

 

Texto: Auditoria Interna Governamental da UFRA (AUDIN)

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil