ptzh-CNenfrjaes

Página inicial > Últimas Notícias > CAMPANHA INCENTIVA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

CAMPANHA INCENTIVA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

• Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 19h41
  • Última atualização em Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 19h44

Com o objetivo de levar a consciência inclusiva a entidades e espaços que trabalham com atendimento ao público, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por meio do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (Acessar), está desenvolvendo a campanha "#InclusiveEu - Iniciativas por um presente e futuro de inclusão, acessibilidade e igualdade para todos, inclusive eu, você, nós", que prevê a promoção de várias ações, como cursos, oficinas, rodas de conversa, panfletagem e atrações culturais. A campanha teve início no dia 04 de fevereiro e permanecerá com ações durante o ano todo.

Segundo o último censo divulgado pelo IBGE, no ano de 2010, mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Esse número equivale a mais de 23% da população do país. No âmbito das universidades, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) declarou que, entre os anos de 2004 e 2014, as matrículas de pessoas com deficiência aumentaram em mais de 500%.

A coordenadora do Núcleo Acessar, professora Andrea Miranda, explica que a campanha pretende mostrar para a sociedade que as pessoas com deficiência podem fazer e ser o que quiserem. “O objetivo é desmistificar o olhar que a sociedade tem sobre essas pessoas, mostrando que deficiência não é incapacidade, além de identificar quais as barreiras de acesso impostas a elas e como se pode ajudar a derrubar essas barreiras”, diz.

A iniciativa promoverá diferentes ações em diferentes locais e contará com a apresentação de um grupo artístico integrado por pessoas com deficiência. Após a atividade, cada local visitado irá receber uma placa do projeto, com o objetivo de identificar que o local está apto a atender pessoas com deficiência. A campanha #InclusiveEu conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e do grupo Viver com Alegria.

inclusive eu