ptzh-CNenfrjaes

Página inicial > Últimas Notícias > PROJETO CARROCEIRO PROMOVE AÇÃO COM ANIMAIS DE TRAÇÃO NO AURÁ

PROJETO CARROCEIRO PROMOVE AÇÃO COM ANIMAIS DE TRAÇÃO NO AURÁ

• Publicado: Sexta, 01 de Fevereiro de 2019, 13h42
  • Última atualização em Sexta, 01 de Fevereiro de 2019, 13h42

cavalo de tracao 2019 1

O Projeto Carroceiro da Universidade Federal Rural da Amazônia promoverá, juntamente com alunos do 8º semestre do curso de Medicina Veterinária, o XIII Cavalo de Tração - Saúde Animal e Conscientização. A ação, que levará atendimento gratuito a animais utilizados no trabalho de tração por carroceiros, ocorrerá no bairro do Aurá, em Ananindeua (PA), na área do aterro sanitário conhecido como "Lixão do Aurá". A ação será realizada no dia 23 de fevereiro de 2019.

O atendimento é realizada pelo menos duas vezes por ano. O coordenador do projeto, Professor Djacy Ribeiro, explica que a iniciativa de elevar o atendimento até o Aurá se deu em função de as atividades dentro do lixão ainda continuarem ativas. "Nossa equipe tomou conhecimento de que grande parte do transporte dos resíduos que são descartados no local é feito por equídeos - cavalos, jumentos e burros -, e que há uma grande quantidade de animais que não recebem o atendimento na área especializada de veterinária. Visto isso, decidimos levar o atendimento até o bairro do Aurá, por ter um dos maiores contingentes de animais de tração que não recebem o atendimento especializado".

A ação envolve os serviços de triagem e atendimento clínico geral com aplicação de medicamentos, vermifugos, vitaminas e curativos, além da capacitação e orientação técnica para os carroceiros. A ação da Ufra contará com um contingente de cerca de 80 pessoas, entre alunos, treinandos, bolsistas, residentes e técnicos, com apoio da Prefeitura Ananindeua, através da Secretaria de Saúde, ONG NoOlhar, Fórum Permanente de Defesa Animal e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA). A meta é atender 100 animais.