ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Sexta, 11 de Janeiro de 2019, 16h07
  • Última atualização em Sexta, 11 de Janeiro de 2019, 16h10

Vivência FEC 2

Entre os dias 07 e 11 de janeiro de 2019, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por meio do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), promoveu a I Semana de Vivência na Fazenda Escola de Castanhal (FEC).

Com participação de 19 estudantes de graduação, a ação teve como objetivo proporcionar aos alunos da UFRA de diferentes cursos e semestres uma semana de vivências das atividades da Fazenda, além de uma série de cursos e treinamento, com o intuito de colocar em prática os ensinamentos teóricos, utilizando a estrutura da FEC e seus referidos dados.

A vivência contou com a participação de 5 alunos do curso de Agronomia, 10 de Engenharia de Pesca, 3 de Engenharia Ambiental e 1 de Engenharia Cartográfica. O objetivo é proporcionar a interdisciplinaridade entre os participantes e uma maior visão acerca das experiências que uma atividade de extensão pode proporcionar. As atividades realizadas contaram com uma equipe de professores e técnicos da Ufra, especificamente do ISARH, de diferentes áreas do conhecimento, além de profissionais egressos da Ufra, que puderam dividir suas experiências.

De acordo com a coordenadora da ação, Professora Ruth Almeida, esse tipo de atividade traz uma série de pontos importantes e positivos para a formação do estudante. “Primeiro porque, mesmo tendo essa vivência, eles têm muito claro que não há separação entre a teoria e a prática. Segundo, essa prática vem reforçar o aspecto da leitura e do que eles estão aprendendo em sala de aula. Terceiro, e mais importante, essa ação permite aos alunos aprender sobre a dinâmica da nossa Fazenda Escola. E temos também a troca de experiências entre os próprios estudantes, que são de cursos diferentes”, explica.

Os temas abordados durante a vivência, tanto de maneira teórica quanto prática, foram: “Tópicos avançados em piscicultura”; “Passos para uma trilha ecológica: do mapeamento à determinação botânica”; “Suprimento de água para aquicultura - Princípio de hidrologia”; “Plano de negócios e Matriz Swot”; “Aquaponia”; “Avaliação de parâmetros físico-químicos de qualidade da água na piscicultura”; e “Fishburguer”.

Sobre a FEC – Em atividade há quase 40 anos, a Fazenda Escola de Castanhal funciona como uma unidade de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Ufra. No local, funciona a Estação Experimental de Piscicultura de Água Doce, e a unidade também possui áreas destinadas à produção agrícola e sistema agroflorestal (SAF). A FEC está localizada no município de Castanhal, na região Nordeste do Pará.

Vivência FEC 6

Vivência FEC 1